O Ministério do Turismo publicou novas regras para hospedagem no Brasil. As mudanças entram em vigor em dezembro e fazem parte da Lei Geral do Turismo. O objetivo é padronizar as operações de hotéis no país.
Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro
A portaria entra em vigor no dia 15 de dezembro. A partir desta data, os hotéis de todo o país deverão seguir os novos padrões determinados pela legislação. Entre as novidades está a possibilidade de realizar o check in online pela ficha nacional de registro de hóspedes eletrônica. A medida visa evitar filas no saguão do hotel. O hóspede poderá antecipar a entrada ou adiar a saída do quarto, desde que o estabelecimento informe previamente o valor da taxa adicional cobrada por esses serviços.
A principal mudança é em relação ao tempo da diária. Os hotéis deverão garantir no mínimo 21 horas de permanência no quarto. As 3 horas restantes poderão ser utilizadas para a higienização.
Para a representante do setor no Distrito Federal, as novas regras consolidam práticas que já vinham sendo adotadas por muitos estabelecimentos. “O cliente quando ele vai reservar já fica claro na reserva o horário do check in e o horário do checkout. Isso é fundamental para hotelaria”, apontou a vice-presidente da Associação Brasileira de Hóteis no DF, Adriana Pinto .
Este hotel localizado na região central de Brasília possui 358 quartos e recebe em sua maioria hóspedes que vêm à capital a trabalho. Tudo por aqui é pensado para oferecer a melhor experiência possível e a limpeza dos quartos segue protocolos rigorosos de higiene.
“Essa nova lei vem sim para nos apoiar, nos ajudar a entregar mais qualidade, com mais segurança os nossos quartos, porque precisa, é indispensável essa desinfecção”, concluiu a governanta executiva, Luciana Braga.




