As novas comunidade são reconhecidas pela Igreja, especialmente pelo Papa João Paulo II e agora por Bento XVI, como um dos instrumentos importantes enviado por Deus para o anúncio de Sua Palavra, testemunhando a veracidade do Evangelho.
“Cada uma das comunidade faz uma experiência de fraternidade na vida em comunidade. Uma presença muito forte e é uma contribuição reconhecida pela Igreja para que a Boa nova do Evangelho seja não só anunciada, mas vivenciada”, destaca o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que neste fim de semana participa do Encontro Nacional de Comunidades Novas, na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).
Acesse
.: OUÇA: Entrevista com Dom Alberto Taveira
“Que todos sejam um só” (Jo 17, 21) é o tema deste encontro. Para o arcebispo, encontros como este são, por si só, experiências de unidade.
“Esta unidade garante a presença de Jesus entre nós. Assim, ao se reunirem elas já estão contribuindo para o bem da Igreja, pois a unidade sempre contribui para o anúncio da Boa Nova do Evangelho”, destaca Dom Alberto.
Junto aos diversos representantes das novas comunidades estará o Presidente da Fraternidade Católica, Matteo Calisi. Segundo a co-fundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, este será um momento de oração, reflexão sobre a missão de cada um dentro da Igreja e de construção do diálogo e interação para realizar uma grande obra missionária no Brasil.
“Como novas comunidades estaremos refletindo sobre a importância da unidade, como conservar a unidade no espírito das novas comunidade, claro, cada uma com seu carisma, na diversidade dos seus dons, mas em comunhão com a Igreja, com o Santo Padre, com o Pontifício Conselho para os Leigos”, destacou.
Para Luzia Santiago, as novas comunidades são como lanças jogadas pelo próprio Deus para que a nova evangelização aconteça.
“É uma contribuição realista e eficaz, não só para a Igreja no Brasil, como no mundo afora. É o Espírito Santo que tem suscitado as novas comunidades e movimentos, para que agregados a nossa Igreja local e ao Santo Padre possamos levar em frente o desafio da nova evangelização para o mundo”, salienta a co-fundadora da Canção Nova.
Acesse
.: OUÇA: Entrevista com Luzia Santiago
Por fim, Luzia destaca que a Canção Nova acolhe este encontro com profunda alegria, “acolhendo as comunidades irmãs para juntos louvarmos e bendizermos a Deus, saindo daqui com um envio missionário, assim como pediu o Santo Padre no congresso em Roma”.