“Para que produzais frutos” é o tema do Congresso Nacional das Novas Comunidades, reconhecidas pela Santa Sé como uma nova forma de agregação dos leigos empenhados na evangelização. O evento é organizado pela Fraternidade das Novas Comunidades do Brasil e acontecerá de 8 a 10 de novembro de 2013 na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
Na sexta-feira, 8, às 20h, o bispo da Diocese de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, preside a Missa de abertura. A programação do fim de semana segue com palestras, momentos de oração e shows no sábado, 9, à noite, com a Comunidade Doce Mãe de Deus, de João Pessoa (PB), e com o cantor Nilton Júnior, da Comunidade Pantokrator, de Campinas (SP).
A Missa de encerramento será no domingo, 10, às 15h, presidida pelo padre João Paulo, da Comunidade Mar a Dentro, com sede em Iturama (MG). São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento.
No Brasil, mais de 800 novas comunidades têm desenvolvido formas diferentes de evangelizar, que vão desde a recuperação de dependentes químicos até a evangelização pelos meios de comunicação.
Fraternidade Internacional das Novas Comunidades (FRATER)
A Fraternidade Internacional das Novas Comunidades é um organismo reconhecido pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, fundado em 30 de novembro de 1990. É composto por Comunidades de todos os cinco continentes e tem como presidente Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria. A sede da Fraternidade das Novas Comunidades do Brasil fica em Recife (PE).
Saiba mais sobre novas comunidades
.: O lugar das Novas Comunidades na Igreja
.: Brasil tem cerca de 800 Novas Comunidades
.: CNBB quer elaborar orientações para as Novas Comunidades