Cerimônia de posse

Nova procuradora-geral da República toma posse hoje

Raquel Dodge assume função de Procuradora-geral da República substituindo Janot

Da redação, com PGR

Raquel Dodge é a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal / Foto: MPF_PGR

Raquel Dodge assumiu na manhã desta segunda-feira, 18, a função de Procuradora-Geral da República, após o fim do mandato de quatro anos de Rodrigo Janot.

Natural de Morrinhos (GO), Dodge, 56 anos, é a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal.

O presidente Michel Temer participou da cerimônia, bem como os presidentes do STF, ministra Cármen Lúcia, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE). A posse teve início às 8h, com duração de cerca de 40 minutos.

Posse de Raquel Dodge nesta segunda-feira, 18 / Foto: MPF_PGR

Em seu discurso de posse, Dodge disse estar ciente da “enorme tarefa” que tem diante de si. “Estou ciente da expectativa de que a tarefa seja cumprida com equilíbrio, firmeza e coragem, com base na Constituição e nas Leis”.

Ela reiterou ainda que o Ministério Público deve promover a justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum e pelo Meio Ambiente.

Dodge enfatizou que “o caminho que leva à liberdade e à integridade tem obstáculos que só podem ser superados com resiliência e coragem”.

Por fim, a nova procuradora pediu proteção para entregar adiante com segurança o legado que recebeu hoje e afirmou que espera contribuir para que “haja mais esperança nos passos que tristeza em nossos ombros”, parafraseando Cora Coralina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo