Raquel Dodge assume função de Procuradora-geral da República substituindo Janot
Da redação, com PGR
Raquel Dodge assumiu na manhã desta segunda-feira, 18, a função de Procuradora-Geral da República, após o fim do mandato de quatro anos de Rodrigo Janot.
Natural de Morrinhos (GO), Dodge, 56 anos, é a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal.
O presidente Michel Temer participou da cerimônia, bem como os presidentes do STF, ministra Cármen Lúcia, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE). A posse teve início às 8h, com duração de cerca de 40 minutos.
Em seu discurso de posse, Dodge disse estar ciente da “enorme tarefa” que tem diante de si. “Estou ciente da expectativa de que a tarefa seja cumprida com equilíbrio, firmeza e coragem, com base na Constituição e nas Leis”.
Ela reiterou ainda que o Ministério Público deve promover a justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum e pelo Meio Ambiente.
Dodge enfatizou que “o caminho que leva à liberdade e à integridade tem obstáculos que só podem ser superados com resiliência e coragem”.
Por fim, a nova procuradora pediu proteção para entregar adiante com segurança o legado que recebeu hoje e afirmou que espera contribuir para que “haja mais esperança nos passos que tristeza em nossos ombros”, parafraseando Cora Coralina.