Focolares no Brasil

Notícia da morte de Chiara é recebida com serenidade

A notícia sobre a morte de Chiara Lubich foi recebida com serenidade pelos folcolares no Brasil. Em Vargem Grande Paulista na região metropolitana de São Paulo, o centro Mariápolis tem celebrado missas em memória de sua fundadora.

:. Ouça entrevista com assessora dos Focolares no Brasil

A Mariápolis Gianetta é uma das 33 cidadezinhas testemunho dos focolares além de ser o Centro Nacional do Movimento. Esta unidade começou a ser construída em 1967 com Ginetta Calliari, uma das primeiras companheiras de Chiara Lubich, com o objetivo de espalhar o movimento pelo país. Atualmente vivem no local 350 pessoas onde cada tem o próprio trabalho para seu sustento. A notícia do falecimento de sua fundadora foi recebida com serenidade e a assessora dos focolares garante que o trabalho começado por Chiara e Ginetta terá cotinuidade, porém com uma maior responsabilidade.

"Recebemos com serenidade a notícia da morte de Chiara porque o estado de saúde dela já era frágil. Entendemos que ela foi ao encontro de Jesus porque ela dedicou toda a sua vida para a Igreja", comenta Fernanda Pompermayer.

Atualmente são 33 as cidadezinhas, espalhadas pelos cinco continentes, mesmo se com graus de desenvolvimento muito diferentes. Apresentam-se como verdadeiras pequenas cidades modernas, com casas, lojas, locais para encontros, centros de arte, ateliês, pequenas empresas que possibilitam o sustento dos habitantes, com as suas igrejas, escolas de vida e de espiritualidade.

Na sua penúltima viagem ao Brasil em 1991, Chiara Lubich lançou o projeto Economia de Comunhão. este projeto prevê a distribuição dos lucros das empresas. Em todo o mundo já são 800 atividades produtivas que aderiam ao programa e aqui no Brasil 80 empresas fazem parte do programa.

"Esperamos que este projeto se espalhe ainda mais pelo mundo onde poderemos ajudar a muito mais pessoas", comenta o responsável pelo Mariápolis Ginetta, Diviol Rufino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo