Nós, membros do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, reunidos em Itaici, nos dias 24 a 26 de novembro de 2008, manifestamos nossa solidariedade a todos os atingidos pelas enchentes no Estado de Santa Catarina. Oferecemos nossas preces pelos que perderam sua vida e apresentamos nossas condolências a seus familiares, parentes e amigos.
Comovem-nos as manifestações e gestos de fraternidade de pessoas, grupos e instituições em favor dos flagelados e desabrigados, aos quais nos unimos. Mais uma vez percebemos a força do amor fraterno e os sentimentos humanitários que caracterizam nosso povo. A fé e a esperança cristã confortem a todos na reconstrução de suas vidas e de seus bens.
Convocamos todos os católicos, a Cáritas Brasileira, os cristãos e todas as pessoas de boa vontade para que formemos um grande mutirão de ajuda e socorro aos flagelados. O povo Catarinense possa, mais uma vez, superar os desafios das enchentes, fortalecido pela fé que o caracteriza e pela generosidade de todos.
As intempéries da natureza evocam os cuidados e a responsabilidade de todos nós para com a ecologia e o meio-ambiente, tão agredidos. A terra é dom de Deus e casa de todos e, como tal, deve ser preservada. Reafirmamos assim o valor fundamental e primário da vida, que a Campanha da Fraternidade deste ano fez ecoar em todos os recantos do Brasil: "Escolhe pois a Vida" (Dt 30,19).
Suplicamos as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, em favor de todas as famílias enlutadas e de todos os que sofrem com as enchentes e suas conseqüências. Mesmo na provação e na experiência da cruz, nós cristãos, inspirados no ensinamento do Apóstolo Paulo, repetimos: "tudo concorre para o bem dos que amam a Deus." (Rm 8,28).
Itaici-SP, 26 de novembro de 2008
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB