A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do secretário-geral, Dom Dimas Lara Barbosa, publicou nota de pesar pela morte do Arcebispo emérito de São Luís (MA), Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte.
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM PAULO EDUARDO ANDRADE PONTE
“As almas dos justos estão na mão de Deus” (Sb 3,1)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, entristecida, a notícia do falecimento de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, ocorrido neste domingo, 15 de março. Vencido pela doença que o afligia há tempos, Dom Paulo foi chamado para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem amou e serviu ao longo de seus 54 anos de ministério, dos quais, 37 como bispo.
Seremos eternamente gratos a Dom Paulo pelos relevantes serviços prestados à Igreja no Brasil, especialmente, no período em que foi vice-presidente da CNBB, de 1987 a 1991. Sua obra e seu testemunho à frente das Dioceses de Itapipoca, no Ceará, e de São Luís do Maranhão são a prova do quanto serviu com amor e dedicação à Igreja de Cristo.
Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25). Firmados nesta verdade, apresentamos nossos sentimentos de pesar e dor aos familiares de Dom Paulo e às dioceses que serviu, agraciadas por tão grande pastor que agora descansa no Senhor.
Brasília, 15 de março de 2009
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte
Cearense de Fortaleza, Dom Paulo tinha 77 anos. Ordenado padre em 1954, tornou-se o primeiro bispo de Itapipoca (CE), em 1971. Em 1984, foi transferido como Arcebispo de São Luís do Maranhão onde ficou até 2005, quando se tornou emérito.
Em seus 37 anos de bispo, prestou inúmeros serviços à Igreja no Nordeste e em todo o país. Além de vice-presidente da CNBB entre 1987 e 1991, Dom Paulo foi presidente do Regional Nordeste 1 e Nordeste 5 da CNBB e do Movimento de Educação de Base (MEB). Foi, ainda, membro do Conselho Internacional de Catequese. Seu lema episcopal era “Cristo, ontem e hoje”.
Faleceu na madrugada de domingo, 15, e seu corpo foi velado na Igreja de Santo Antônio, no centro da capital maranhense. O sepultamento ocorre na manhã de segunda-feira, na catedral metropolitana, após a celebração de Missa de corpo presente. Dom Paulo sofria de fibrose pulmonar e esteve enfermo por um longo período.
‘Somos gratos a Dom Paulo que prestou inestimáveis serviços à Igreja como padre, como primeiro bispo de Itapipoca (CE) e como arcebispo de São Luís do Maranhão (1984-2005). Que o Senhor lhe dê a paz duradoura!”, disse o Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com