Padre Edivalter Andrade, natural do Espírito Santo, será novo pastor da diocese de Floriano
Da Redação, com Boletim da Santa Sé e CNBB
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 29, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Floriano (PI): padre Edivalter Andrade, do clero da diocese de São Mateus, até então pároco de São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco (ES).
Padre Edivalter é natural de Barra de São Francisco, no Espírito Santo. Estudou filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Vitória. Frequentou também alguns cursos para os formadores de seminários, sendo um deles em Roma, em 1997, e o curso de Serviço Social na Universidade Federal do Espírito Santo.
Sua ordenação sacerdotal foi em 8 de outubro de 1989, tendo sido encaminhado para a diocese de São Mateus, onde desenvolveu várias atividades, como vigário paroquial, reitor de seminário, administrador paroquial, coordenador diocesano de Pastoral, diretor da Caritas diocesana, ecônomo e membro do Conselho Presbiteral.
A diocese de Floriano foi criada em 27 de fevereiro de 2008, quando o Papa Bento XVI, a desmembrou da Diocese de Oeiras-Floriano. Ela estava vacante desde o dia 4 de maio de 2016, quando o Papa Francisco nomeou Dom Valdemir Ferreira como bispo de Amargosa (BA). Padre Edivalter será o terceiro bispo diocesano.