Psicólogo fala sobre as fases do namoro e ressalta orientações da Igreja para este tempo
Thiago Coutinho, da redação
Levar adiante um relacionamento sério não é uma decisão simples. E o que a Igreja nos diz sobre isto? Como levar um namoro cristão numa era repleta de relações efêmeras e superficiais, que parecem fadadas a não durar?
“Primeiro, precisamos separar esta dicotomia de ‘namoro cristão’. Parece que há outras maneiras de se namorar. Pode até haver, mas o namoro é inserido na dimensão do amor, e daí não importa se é cristão ou não, mas instalado no amor, darei o passo de namorar, que é perceber no outro que é para ele ou ela a quem me entregarei”, define o psicólogo e missionário que atua como formador de casais, Adriano Gonçalves dos Santos.
A castidade é um pilar essencial em um namoro, mesmo parecendo um assunto delicado no mundo de hoje. Para Santos, o ideal é que o casal tenha em mente que isso fará o amor perdurar. “Castidade não é a negação do sexo”, afirma o psicólogo. “Pelo contrário, é ordenar o corpo, o lugar certo desta dimensão sexual, que é apenas uma parcela da grande dimensão do relacionamento afetivo sexual. Se não entendermos isto, não é possível viver a castidade. A castidade se torna esta força necessária para se levar o amor à plenitude”, reitera.
Viver as diferentes fases
Saber viver as diferentes fases de um relacionamento, segundo Santos, é fundamental para que o casal consiga viver bem. “A vida mesma é feita de estágios. E o amor também precisa passar por isto. O amor passa primeiro pelo encantamento, depois se torna um namoro. Este namoro precisa acabar ou num noivado ou acabar mesmo, pois chego à conclusão que esta não é a pessoa com quem quero partilhar a vida. E o matrimônio também precisa ter fim, que é a eternidade. Ele, o matrimônio, é um meio para se chegar lá”, afirma o psicólogo.
Santos tem algumas dicas para quem quer levar um relacionamento assim adiante. “Primeiramente, escute seu coração. Não os sentimentos, pois ninguém sente a mesma coisa. Dentro da sua alma, aquela voz profunda, você perceberá se aquela é a pessoa certa. A inteligência fará você decidir pela verdade, ela te dará esta capacidade”, avalia.
Franciely Jung Farina decidiu levar esta experiência adiante. Em sua opinião, para que um namoro cristão dê certo, primeiro você precisa aceitar Deus em sua vida. “Primeiro preciso dizer da minha experiência com Deus, pois pra viver um namoro cristão precisamos em primeiro lugar ter uma vida com Deus”, pondera. “É um longo caminho de descobertas. Vale a pena esperar em Deus. Quando falamos de dificuldades, acredito que todo relacionamento passa por isso, pois cada ser humano é único, com toda a sua complexidade”, acrescenta.
A Canção Nova realiza de 14 a 16 de junho o evento “Aprofundamento para Noivos e Namorados”, sob o tema “O que não te contaram sobre casamento e você precisa saber”, na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).