Dentro da perspectiva vocacional, o Estudo 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, foi instrumento de reflexão da reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEPMOVC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve início no último dia 14, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, e terminou nesta quinta-feira, 17.
De acordo com assessor da comissão, padre Deusmar Jesus da Silva, “o encontro acontece anualmente e reúne todos os organismos que fazem parte da CEPMOVC”. Estiveram presentes representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV).
A reunião objetivou fazer um balanço das ações da comissão durante 2013 e um planejamento para 2014. “Os organismos representados começaram a fazer a programação, articulação e avaliação de suas atividades para o próximo ano”, explicou o assessor.
Um dos dias do evento foi dedicado ao Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, subsídio aprovado durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos, para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. Na reunião também houve a escolha do lema para o Mês Vocacional de 2015.