Setor movimentado

Na Bahia, congresso debate a importância do turismo religioso

Salvador será sede do primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, que acontece de 9 a 12 de maio

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

A Bahia será sede da primeira edição do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, de 9 a 12 de maio, em Salvador, no Fiesta Convention Center (Itaigara). O setor movimenta cerca de R$ 15 milhões por ano no país, sendo responsável pelo deslocamento de 20 milhões de brasileiros e 50 mil estrangeiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos e do Ministério do Turismo.

O evento reunirá empresários, agentes pastorais, profissionais, representantes governamentais e de instituições que atuam no segmento para discutir sobre o potencial competitivo deste mercado no Brasil e no Estado em torno do tema “Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.congressoturismoreligioso.com.br.

Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade.

Saiba mais
.: Brasil quer apoio do Papa para reforçar turismo religioso

Na programação, análises de casos e mesas redondas trarão para debate a mecânica de pólos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes e apresenta indicativo de crescimento anual de 10% em visitação. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui pelo menos 96 atrações religiosas, distribuídas em 344 municípios.

“Proporcionaremos um grande fórum para troca de experiências, de oportunidade de negócios e de evangelização. Teremos acesso ao que acontece em outros Estados e vamos oferecer aos congressistas o que a Bahia tem a oferecer. Tudo isso com possibilidades de geração de desenvolvimento sustentável e de cultura de paz”, disse Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento e da Pastur.

Participações

Os atrativos baianos e de Salvador também terão espaços próprios para discussão, com participantes de peso como a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e o historiador Francisco Senna. Outros palestrantes de referência também integram a grade científica, tais como o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta; o diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário Nacional de Aparecida (SP), Marcos Spalding; o coordenador de Planejamento das Políticas de Turismo do Pará, Ivaldo das Dores Silva; o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que fará a palestra magna de encerramento sobre o turismo religioso e os caminhos para a promoção humana integral.

O Congresso Brasileiro de Turismo Religioso tem os apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na Bahia (Fecomércio-BA), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Baiana dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Baiana da Indústria Hoteleira (ABIH), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Sebrae-BA.

Durante toda a programação, estará ocorrendo também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país, na área externa do auditório. Já estão confirmados como participantes a Catedral Viagens e Turismo, SESC/Senac, Universidade Católica do Salvador, entre outros.

Programação

A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, 9, às 18h. Na quinta-feira, 10, acontecerá um show com o Padre Omar Raposo e, à tarde, uma mesa redonda sobre desenvolvimento sustentável e turismo religioso. Na sexta-feira, 11, haverá uma palestra ministrada por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador. A programação completa pode ser conferida no site da Arquidiocese de Salvador.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo