Acervo de 1050 imagens

Museu será aberto no Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Santuário de Nossa Senhora da Piedade terá museu com acervo de 1050 imagens referentes aos vários títulos de Maria

Da redação, com Arquidiocese de BH

nossasenhorapiedadeO Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado em Minas Gerais, ganhará um espaço cultural e religioso singular: o Museu Maria Regina Mundi (que em latim quer dizer Maria, Rainha do Mundo), dedicado a Nossa Senhora.

A iniciativa faz parte do triênio de preparação para a data jubilar que será comemorada em 2017. São 250 anos de peregrinações ao Santuário, localizado no alto da Serra da Piedade.

O acervo de 1050 imagens, referentes aos diferentes títulos que Maria recebe em vários locais do mundo, foi doado à Cúria Metropolitana de Belo Horizonte (MG) por um colecionador.

Para o arcebispo metropolitano de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, “será um local para enriquecer a devoção a Nossa Senhora, garantir o conhecimento da teologia e mariologia, além de tocar os corações”.

No dia 30 de setembro, Dom Walmor convocou os fiéis a viverem um triênio de preparação para os 250 anos de peregrinações ao Santuário. “O objetivo é fortalecer a conscientização sobre a importância do Santuário, valorizando o seu potencial de evangelização e também ambiental, turístico, histórico, cultural e paisagístico”, declarou o arcebispo.

História

As peregrinações ao alto da Serra da Piedade começaram ainda no século 18. De acordo com a tradição popular, uma jovem, muda de nascimento, teria recebido o dom da fala após testemunhar uma aparição de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços. A partir disso, muitos devotos passaram a peregrinar e a viver momentos de oração no local.

Em 30 de setembro de 1767, a Igreja Católica autorizou a construção de uma capela no alto da Serra, dedicada à Nossa Senhora da Piedade. Em 1958, o Papa São João XXIII publicou o decreto que oficializou Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado de Minas Gerais, que culminou com uma grande festa, em 31 de julho de 1960, e marcou a consagração do Estado à sua Padroeira.

Atualmente, a singela Ermida está sendo revitalizada e a obra deve ser concluída até o fim do 2014. Na solenidade de reabertura, será novamente levada ao altar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Aleijadinho, no século 18, e completamente restaurada por um minucioso trabalho concluído no mês passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo