O Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer fará a inauguração oficial da exposição "A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História", às 17h, desta sexta-feira, 22. A mostra, um acervo de medalhas papais, tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho e consultoria de padre José Arnaldo Juliano e acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP).
As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais, que, por sua vez, pertencem à coleção de numismática do MAS, com aproximadamente nove mil peças.
Por definição, essas medalhas são cunhadas anualmente desde o século XV e exibem eventos e diretrizes relativos ao Papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado e destacar acontecimentos históricos, servindo como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.
"A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História" apresenta ao público uma grande variedade de peças, onde se encontram representações de diversos papas, de Antero (que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).
Além da variedade dos papas e eventos representados e dos metais de cunhagem, a exposição ainda apresenta uma diversidade nas dimensões das medalhas, visto que algumas delas são de uma época em que ainda não havia um tamanho padrão. Na mostra são exibidas moedas com diâmetro de 1,4 cm a 16,5 cm.
A exposição A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História será oficialmente inaugurada pelo Cardeal Dom Odilo Scherer (nomeado arcebispo São Paulo em 2007 por Bento XVI), em um dos seus últimos eventos públicos no Brasil antes da participação no Conclave que irá escolher o sucessor do Papa Bento XVI.