A Câmara aprovou ontem, 12, a medida provisória (MP) que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem participações em bancos e em outras instituições. A medida havia sido anunciada pelo Governo para amenizar os efeitos da crise financeira.
Assista à reportagem
Para as operações a medida criou duas empresas dentro da Caixa: a "Caixa Par" que vai comprar investimentos específicos no setor de construção civil e a "Caixa Investimentos" para compra e participação acionária em qualquer instituição financeira.
Para estas operações, um relator estipulou um prazo até junho de 2011. Além disso, proibiu que os bancos comprassem instituições de previdência privada e fundos de pensão, o que para ele seria uma operação de alto risco.
O que, aparentemente, não tinha nada haver com a crise, também entrou na MP dos bancos. O Governo incluiu no texto a liberação de R$ 3 bilhões para o BNDES. O dinheiro será usado em empréstimos para garantir capital de giro á empresas que foram contratadas pelo Governo para executar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Todas as emendas apresentadas pela oposição foram derrubadas pelo Governo. Agora, a MP precisa passar pelo Senado.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
Leia mais
.: BB e Caixa são autorizados a comprarem bancos em crise