6 a 27 de novembro

Mosteiro recebe espetáculo baseado em Santa Terezinha

A peça faz curta temporada no Teatro do Mosteiro de São Bento em São Paulo, de 6 a 27 de novembro, às 18h

Da Redação, com Arquidiocese de São Paulo

santa_terezinhaNo dia 06 de novembro, às 18 horas, reestreia o espetáculo Theresinha, no Teatro do Mosteiro de São Bento em São Paulo. A peça, com interpretação de Gabriela Cerqueira, é feita a partir dos escritos de santa Terezinha do Menino Jesus (Thérèse de Lisieux), e dirigida por Helder Mariani.

O espetáculo foi concebido a partir dos escritos autobiográficos e poéticos da jovem francesa Thérèse de Lisieux (1873-1897), freira carmelita descalça, canonizada em tempo recorde pela Igreja Católica. No Brasil, é popularmente conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus.

A peça faz uma radiografia do dilema do homem moderno – o conflito entre a razão e a fé, na pele de Theresinha, não privilegiando a dimensão puramente religiosa, mas a dimensão humana dessa jovem mulher que virou santa, e que, no final do séc. XIX, vivenciou as questões e contradições que marcariam o séc. XX e a pós-modernidade.

A encenação de Helder Mariani apresenta a personagem através de uma jovem atriz, sozinha. A atriz conduz a plateia até o século XIX, na França, e nos traz a jovem freira, sozinha; ambas diante do mesmo vazio. Essas duas jovens mulheres de épocas tão diferentes têm em comum a ânsia da busca pelo sentido da existência humana e o desejo compulsivo de transformar a realidade vazia de sentido. São buscas humanas num tempo onde um racionalismo exacerbado e prepotente domina – e já dominava no XIX – nossas cabeças.

Os ingressos custam R$ 30,00.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo