Nota de falecimento

Morre o cardeal Dom Aloísio Lorscheider

Na íntegra, nota de falecimento do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, dada pela Arquidiocese de Aparecida.

Com profundo pesar, comunico a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Aparecida o falecimento do querido irmão no episcopado, o Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, OFM, ocorrido no dia, 23 de dezembro de 2007, às 5h30, no hospital São Francisco em Porto Alegre, RS.

Convido a todos a agradecerem e a louvarem a Deus pelo bem que Dom Aloísio realizou como religioso franciscano, bispo e cardeal da Santa Igreja Católica.

Dom Aloísio foi bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul; Arcebispo de Fortaleza, no Ceará, e de Aparecida, sua última sede, onde permaneceu até março de 2004. Exerceu importantes cargos na Igreja, tendo-os desempenhado com grande dedicação e competência: Secretário-Geral e Presidente da CNBB, Presidente do CELAM e da Cáritas Internacional, e um dos presidentes da III Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Puebla, no ano de 1979.

Rogo a todos que conheceram Dom Aloísio e se beneficiaram de seu ministério, para que peçam a Deus, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, de quem foi grande devoto, de São José e de São Francisco que o atraiu à vida religiosa franciscana, que receba na sua glória, o querido irmão, que O amou e O serviu fielmente durante toda vida.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente do CELAM

Exéquias

O corpo do cardeal Aloísio Lorscheider será velado a partir das 16h de hoje, na Catedral de Porto Alegre (RS). No dia 26, às 9h30, ocorrerá a missa da família franciscana e às 18h, a missa de exéquias, ambas na Catedral da cidade.

Ainda no dia 26, o corpo será transladado para o Convento Daltro Filho, no município de Imigrante (RS), a 130 km da capital gaúcha. O sepultamento está marcado para o dia 27, às 17h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo