Rio Grande do Sul

Morre dom Estanislau Kreutz, bispo emérito de Santo Ângelo

Missa de corpo presente será, nesta segunda-feira, 7, às 15h30, na Catedral de Santo Ângelo (RS)

Na noite deste domingo, 6 de junho, faleceu, aos 86 anos, o bispo emérito da diocese de Santo Ângelo (RS), dom Estanislau Amadeu Kreutz. Desde novembro de 2013, dom Estanislau estava enfermo e, em decorrência de falência múltipla de órgãos, veio a falecer.

:: CNBB expressa pesar pela morte de Dom Estanislau Kreutz

O corpo de dom Estanislau chegou a Catedral de Santo Ângelo, por volta da 1h30 desta segunda-feira, 7, onde está sendo velado. A Missa de corpo presente será ainda nesta segunda-feira, no mesmo local, às 15h30. O bispo será sepultado junto à Cripta da Catedral Angelopolitana.

Dom Estanislau nasceu em Santo Cristo (RS), no dia 1º de julho de 1928. Estudou Filosofia e Teologia em São Leopoldo (RS), orientadas pelos padres jesuítas. Concluiu seu doutorado em teologia sistemática na Universidade de Santo Tomás, em Roma.

Foi ordenado presbítero, no dia 28 de novembro de 1954, e, em junho de 1972, foi nomeado bispo auxiliar de Santo Ângelo pelo Papa Paulo VI. Recebeu a ordenação episcopal no dia 17 de setembro do mesmo ano, em Santo Cristo, sua terra natal.

Em 1973, foi nomeado bispo diocesano para toda a diocese missioneira, ministério que exerceu até junho de 2004. Seu lema era “alegres na esperança” (Rom 12,12).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo