Nota de falecimento

Morre Dom Ercílio Turco, bispo emérito da Diocese de Osasco

Dom Ercílio Turco foi o terceiro bispo diocesano de Limeira

Da redação, com Diocese de Limeira

A Diocese de Limeira comunicou na manhã desta quarta-feira, 30, o falecimento de Dom Ercílio Turco, bispo emérito da Diocese de Osasco e 3º bispo diocesano de Limeira, em decorrência de um câncer.

O falecimento aconteceu no Hospital da Luz, em São Paulo, onde o religioso estava internado desde o dia 19 de outubro.

O velório acontece na catedral de Osasco, com vários horários de Missa. Nesta quinta-feira, às 10h, será celebrada a Missa Final e o sepultamento.

Biografia

Dom Ercílio Turco nasceu em Campinas (SP), em 13 de março de 1938. Foram seus pais Francisco Turco e Ignez Canossa Turco.

Terminou seus estudos no Seminário da Imaculada, em Campinas, em 1955. No Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), fez seus estudos de Filosofia e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, cursou e concluiu a Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963. Na Arquidiocese de Campinas, exerceu o ministério presbiteral em várias paróquias. Atuou em Valinhos, em Hortolândia, em Barão Geraldo e em Mogi-Mirim.

Foi capelão na Casa Mãe das Missionárias de Jesus Crucificado e no Pensionato São José, além de atuar na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, de Valinhos e do Hospital das Clínicas da UNICAMP, onde fundou a capelania. Também foi vigário episcopal das Regiões Sul e Leste da Arquidiocese, membro do Conselho de Presbíteros em várias gestões e, por dois anos, ecônomo arquidiocesano.

No campo da formação de novos padres, foi reitor de Teologia no Seminário da Imaculada e diretor de Filosofia no mesmo Seminário.

Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990.

Em 24 de abril de 2002 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Osasco (SP).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo