Falecimento

Morre bispo emérito da diocese de Erexim (RS)

Dom Girônimo Zanandréa faleceu neste domingo, aos 83 anos

Da redação, com CNBB

Morreu aos 83 anos, na noite de domingo, 3 de novembro, o bispo emérito da diocese de Erexim (RS), dom Girônimo Zanandréa. O bispo faleceu em sua residência depois de mais de um ano de tratamento de um linfoma no fêmur da perna esquerda.

O velório de dom Girônimo está sendo realizado na Catedral São José, com missa de corpo presente às 16h, desta segunda-feira, 4. O sepultamento será após a missa em local reservado para os bispos, anexo à própria Catedral.

Em nota, a diocese de Erexim agradeceu aos médicos, enfermeiros e a todos os colaboradores que acompanharam dom Girônimo em sua enfermidade e convida para a missa de sétimo dia que será celebrada no próximo sábado e domingo em todas as igrejas de seu território.

A CNBB também emitiu uma nota em que afirmou se unir em oração aos familiares e a toda a Igreja em Erexim. “Nesse momento de dor, olhemos para o Cristo ressuscitado, razão de nossa esperança a quem dom Girônimo seguiu e amou durante sua vida e missão.”, diz a nota.

Trajetória

Dom Girônimo nasceu no dia 9 de junho de 1936, em Benjamim Constant do Sul (RS). Foi ordenado padre no dia 3 de julho de 1964, em sua cidade natal. A ordenação episcopal ocorreu no dia 17 de janeiro de 1988, na Catedral São José de Erechim. Fez Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália (1983-1985) e Especialização em Filosofia na Universidade de Passo Fundo (RS), 1977.

Como bispo, exerceu as seguintes atividades: bispo coadjutor de Erexim; coordenador diocesano da Pastoral; vigário geral e coordenador da Cúria (janeiro de 1988-janeiro de 1996); professor de Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo; bispo diocesano de Erexim (janeiro de 1996 a junho de 2012); presidente do Patronato Agrícola e Profissional São José de Erexim (1994-2002); bispo referencial do Setor de Animação Missionária do Regional Sul 3 (1994-2003); membro do Conselho Universitário da URI (1994-2012); bispo referencial do Setor Pastoral Familiar do Regional Sul 3.

Em 6 de junho de 2012, teve seu pedido de renúncia ao governo da diocese, por motivo de idade, aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se bispo emérito. Foi nomeado administrador apostólico da diocese até o início do ministério episcopal de dom José Gislon, em 19 de agosto do mesmo ano. Seu lema episcopal era: “Ut Vitam Habeant” (Para que tenham Vida).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo