São Paulo

Moradores de Peruíbe tentam refazer a vida após temporal

Centenas de famílias ficaram desabrigadas após o temporal que atingiu o litoral sul de São Paulo no último final de semana. Segundo a Defesa Civil de Peruíbe, foram registrados 200 mm. de chuva o que estava sendo esperado para toda temporada de verão. Com o temporal que caiu no final da noite de sábado, a cidade ficou sem água, luz e até o sistema de telefonia móvel foi prejudicado.

Ao todo, 30 mil pessoas foram atingidas pela chuva que foi considerada a pior da história da cidade. "Nós nunca tivemos um registro de chuva tão intensa como esta. Foi uma tragédia!", explica o assessor de gabinete da prefeitura, André Santana.

Ainda segundo o levantamento da prefeitura, 1.200 pessoas foram levadas para o Centro Social da cidade e depois, distribuídas em escolas municipais próximas de suas residências. Até o começo da manhã desta quarta-feira, 750 já haviam voltado para casa.

Mas a situação ainda em alguns bairros de Peruíbe continua crítica. No Caraguava várias ruas estão alagadas e as casas continuam com meio metro de água. "Eles (a prefeitura) fizeram o asfalto mas não colocaram tubulação para escoar a água e agora ficou esta situação", explica o tapeceiro João Carvalho de Miranda que levantou sua casa dois metros após a enchete de 1996. "Mas nem isso deu jeito", acrescenta.

Os prejuízos provocados pelo temporal estão avaliados em R$ 5 milhões, segundo a prefeitura. Julieta Omuro, prefeita da cidade diz que este valor está relacionado a estrutura física como estradas e imóveis.

O governador José Serra esteve na cidade e disse que o estado está disposto a colaborar com a prefeitura. Será elaborado um relatório que será enviado ao governador para a liberação de verbas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo