Santa Catarina

Moradores de Itajaí começam a voltar para casa

Alguns moradores começam a retornar para casa, segundo informações da Agência Brasil. O nível da água baixou em Itajaí (SC), uma das dez cidades mais atingidas pelas enchentes na região. O Rio Itajaí-Açu, que chegou a subir 12 metros, diminuiu e já é possível identificar as ruas que estavam encobertas pela água.

Segundo informações do último boletim divulgado pela Defesa Civil mais de 1.500.000 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Há o registro de 101 óbitos, 19 desaparecidos e 78.707 desalojados e desabrigados.

Leia mais
.: Regional 3 da CNBB emite nota sobre tragédia em Santa Catarina

.: Saiba como ajudar os desabrigados pelas chuvas
.: Lula diz que enchente em SC é uma das maiores tragédias do Brasil
.: Nota da CNBB em solidariedade às vítima
.: Santa Catarina enfrenta maior tragédia climática de sua história

Ao voltar para casa, os moradores estão tendo muito trabalho, como lavar o chão e os móveis que restaram. Os estragos podem ser vistos em várias partes de Itajaí. Uma área próxima a um dos maiores supermercados atacadista da cidade, que foi saqueado, está coberta de mercadorias que ficaram pelo caminho, como alimentos e artigos de higiene. O acúmulo de restos de comida provoca mau cheiro no local.

Acesso a municípios

O Departamento de Defesa Civil informou hoje que desde as 10 horas não há mais municípios isolados no estado. No início da manhã, Garuva e Rio dos Cedros, na região do Vale do Itajaí, ainda estavam inacessíveis.

O secretário do Conselho Estadual de Defesa Civil, major Emerson Nery Emerin, informou que as águas baixaram bastante e que apesar do acesso liberado aos municípios, ainda persiste a dificuldade para levar mantimentos a todas as comunidades.

"Há muito entulho nas ruas e grandes áreas que sofreram desabamento, o que impede a chegada da Defesa Civil", explicou o major.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo