Rito oriental

Monsenhor Jonas concelebra missa em rito maronita hoje

Neste sábado, 9 de agosto, às 18h30, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, concelebra uma Missa na Catedral de Lorena (SP), seguindo o rito oriental Maronita. Estarão presentes o Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni, e o Bispo Maronita do Brasil, Dom Edgar Madi.

Monsenhor Jonas é descendente de libaneses. A Igreja Maronita, tradicional no Líbano e com ritual próprio, é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica.

Dom Beni diz que os povos da terra tem 'cada qual sua língua e sua cultura', entretanto, são um só povo de Deus. "Esta celebração mostra a universalidade da Igreja, mostra que Deus é louvado e adorado em todos os povos. A comunhão eclesial não é uniformidade. É unidade de fé, é claro, mas também é comunhão de línguas, culturas, povos e assim por diante", afirma.

O bispo da Diocese de Lorena assinalou que uma sociedade globalizada é uma cultura artificial que favorece o 'abafamento' e a destruição das culturas tradicionais que existem em cada grupo social. Dom Beni falou do papel na Igreja nesta situação: "A Igreja procura, justamente, através dos seus ritos em diferentes línguas, expressar e valorizar a cultura tradicional de cada povo".

Dom Edgar se refere a Missa em rito maronita concelebrada por Monsenhor Jonas, neste sábado, como 'uma benção' e afirma que celebrações como esta tornam o rito oriental mais conhecido. "A presença do Monsenhor vai ajudar muito esta Igreja ir ao conhecimento do povo."

Para Dom Beni, esta é uma oportunidade para celebrar o respeito ao ‘diferente’. “Eu creio que a unidade dos ritos latino e maronita leva o povo a respeitar o ‘diferente’ e a compreender que cada cultura tem os seus valores”, concluiu.

A missa será transmitida pela TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo