Em Brasília

Missionários estrangeiros visitam sede da CNBB

Durante a tarde dessa quinta-feira, 10, um grupo de 26 missionários estrangeiros visitou a sede da CNBB, em Brasília. Eles estão no país para participar da 108ª edição do Curso de Iniciação à Missão no Brasil, promovido pelo Centro de Formação Intercultural (CENFI). O curso está sendo realizado na sede Centro Cultural Missionário (CCM), desde o mês de março.

O grupo é formado por padres, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos de diversos países. Treze são Ásia, três da Europa, três das Américas e sete da África. Eles ainda não sabem onde irão atuar no país, e durante o curso fazem um estudo aprofundado da língua portuguesa, da história, cultura e religiosidade do Brasil.

A visita a sede da Conferência Episcopal faz parte do programa do curso. As irmãs Irene dos Santos – assessora da Comissão para a Amazônia, e Dirce Gomes – assessora da Comissão para a Ação Missionária, fizeram a apresentação da estrutura da CNBB, bem como da Igreja no Brasil.

Para muitos, trata-se de uma primeira experiência missionária. É o caso do Irmão Isaac Michel, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Ele é haitiano, mas acaba de concluir os estudos teológicos nas Filipinas. Aos 30 anos, e com 10 anos de vida consagrada, tem como desafio maior no momento o aprendizado da língua portuguesa. “Faz dois meses que estou no país, e sinto-me bem aqui. O povo brasileiro é muito acolhedor”, declarou.

Ele afirma que está contente com a experiência missionária que pôde fazer junto a uma família no Lago Oeste, em Brasília, durante a Semana Santa. “Estou feliz em poder trabalhar junto aos brasileiros, discípulos missionários, seguindo os passos do nosso Salvador Jesus”. O fato de ainda não saber onde vai trabalhar não o desanima. “O que quero é trabalhar com eles em prol da realização do Reino de Deus”.

Os missionários estrangeiros também visitaram ontem a sede do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O Curso será concluído no fim do mês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo