Um grupo de 21 missionários encontra-se nesta tarde, na sede da CNBB, em Brasília, para conhecer a organização da Igreja no Brasil.
Os missionários fazem, desde o dia 5 de agosto o Curso de Formação Intercultural (Cenfi), promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília. O curso oferece uma aprendizagem da língua portuguesa e uma introdução aos primeiros elementos das culturas brasileiras e das ações pastorais da evangelização no Brasil.
A visita à CNBB faz parte da programação do curso. Os missionários foram recebidos pelo subsecretário geral, padre José Majella, que fala sobre a organização da Igreja no Brasil. Além disso, dois outros assuntos estão em pauta: a Amazônia e a Pastoral da Juventude, apresentados pelos assessores da Comissão Episcopal para a Amazônia e do Setor Juventude da CNBB, respectivamente, Ir. Cecília Tada e padre Gisley Azevedo.
Conforme o secretário executivo do CCM, padre Guy Labonté, a novidade está no fato de atualmente existir mais missionários provindos da Ásia, diferente do que ocorria há alguns anos, quando a maioria vinha da Europa e da América do Norte. Dos 21 missionários, 15 são asiáticos da Coréia, China, Timor Leste, Indonésia, Índia e Filipinas. Mas há missionários também de Porto Rico, Canadá, Estados Unidos, Itália, Congo e Quênia.
Para a missionária indiana, Ir. Jyothi Joseph, que está há apenas seis meses no Brasil, o curso ajuda a conhecer muitas coisas, “porque temos o desejo de trabalhar esta missão no Brasil. Às vezes, não sabemos como começar. Portanto, o curso ajuda a orientar o caminho nesta missão”.
O curso do Cenfi prosseguirá até o dia 2 de novembro, quando os missionários seguirão em missão pelo país.