Especialização

Missionários de 13 países fazem Curso de Iniciação à Missão

Curso oferece aos missionários aprendizado na língua portuguesa, estágios e trocas de experiências a partir da vivência em comum

Da redação, com CNBB

Cenfi112 270x270Missionários recém-chegados do exterior participam durante três meses da 112ª edição do Curso de Iniciação à Missão no Brasil do Centro de Formação Intercultural (Cenfi) em Brasília (DF).

Organizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), o curso teve início no dia 14 de setembro e atende por missionários enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações, para a missão no Brasil.

Nesta edição, há 22 missionários de 13 países: Indonésia, Índia, Coreia do Sul, Vietnã, Chade, República Democrática do Congo, Haiti, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, México e Polônia.

Durante o curso de forma integrada, os missionários estudam a língua portuguesa, a sociedade e a Igreja no Brasil; fazem estágio em casas de famílias; trocam experiências a partir da vivência em comum. O curso favorece, ainda, a adaptação por meio das relações fraternas.

Para o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, o curso do Cenfi é um tempo muito especial que o missionário deve reservar para si. “Aprender a língua portuguesa e conhecer os costumes e aspirações do povo brasileiro; se despojar de sua cultura sem arrancá-la, rever suas visões de mundo, para melhor se colocar diante dos novos apelos; realizar um verdadeiro mergulho na nova cultura, sempre carregando os valores de sua própria cultura como bagagem que vem enriquecer o próximo”, explica o padre.

No decorrer do curso, os missionários são avaliados de acordo com as atividades sugeridas pelos professores e coordenação, entre elas as dinâmicas de grupos, avaliações individuais e os estágios que os missionários fazem nas casas de família.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo