52ª Assembleia do Bispos

Missão na Amazônia e protagonismo dos leigos são temas da coletiva

Na coletiva desta segunda-feira, 5, foram abordados três temas: o papel dos cristãos leigos na sociedade, a missão jovem na Amazônia e o XVII Congresso Eucarístico

Rogéria Nair
Enviada especial a Aparecida

Foto: Rogéria Nair

Foto: Rogéria Nair

Após um final de semana de retiro, os bispos retomaram, nesta segunda-feira, 5, os trabalhos da 52ª edição da Assembleia Geral da CNBB que acontece em Aparecida (SP).

No início da coletiva desta tarde, Dom Dimas fez memória, mais uma vez, do falecimento de Dom Balduíno e de outros bispos que morreram desde a última assembleia em 2013. “O testemunho desses irmãos que nos precederam animam nossa caminhada de fé e serviço à Igreja”, declarou o arcebispo de Campo Grande.

Na coletiva foram abordados três temas: o papel dos cristãos leigos na sociedade, a missão jovem na Amazônia e o XVII Congresso Eucarístico.

Os leigos no Brasil e no mundo

Dom Severino Clasen, Bispo de Caçador (SC) e Presidente da comissão Episcopal para o Laicato, afirmou que a CNBB tem uma preocupação em somar forças na sociedade para a evangelização e para formar uma verdadeira consciência nos batizados e não-batizados.

O bispo explicou que a comissão apresentou aos bispos um texto de estudos da última sessão, no qual aborda a estrutura social. “Neste documento mostra-se a imagem da sociedade, em muitos pontos, deteriorada pela falta de educação, fome, miséria e também a falta de religião. Inicialmente, o objetivo é apresentar a sociedade com um olhar crítico, e levar cada cidadão a questionar-se quanto ao meio no qual se encontra”.

Dom Clasen explicou ainda que o texto pretende mostrar como os leigos podem ser um agente de transformação, um cidadão participante na sociedade. “Por isso, este documento entra na questão da educação, da política, da economia, da cultura e do setor produtivo”.

O bispo também apresentou uma cartilha elaborada por comissões sociopolíticas, unido ao Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”. Intitulada “Seu voto tem consequências: Um novo mundo, uma nova sociedade”, a cartilha tem o objetivo de instruir os eleitores a votar com consciência, tendo critérios na escolha do candidato.

Missão jovem na Amazônia

O Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Cardeal Cláudio Hummes, apresentou o projeto “Missão Jovem na Amazônia”,  que visa levar a evangelização a esse local, onde, segundo ele, a Igreja tem um olhar especial e já desenvolve um trabalho de anúncio do Evangelho.

Com o objetivo de preparar para a Semana Missionária, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, as Comissões Episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, associadas as Obras Pontifícias Missionárias realizaram o seminário Juventude em Missão.

A partir desse seminário, os jovens presentes tiveram a iniciativa de desenvolver uma missão para colocar em prática o chamado de Jesus Cristo, e anunciá-lo, especialmente, na Amazônia.

Segundo o Dom Cláudio essa inspiração foi reforçada durante a JMJ com o convite do Papa Francisco: “Ide sem medo para servir”.

As inscrições para a primeira missão na Amazônia serão abertas na próxima segunda-feira, 12. Os jovens interessados podem inscrever-se no site: www.jovensconectados.com.br/missão-jovem-na-amazonia.

Os candidatos passarão por uma seleção e cerca de 60 jovens, entre 18 e 35 anos, serão enviados às dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins.

XVII Congresso Eucarístico Nacional

Ao final da coletiva, o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, apresentou o próximo Congresso Eucarístico que acontecerá de 15 a 21 de Agosto de 2016 em Belém. O evento terá como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e Lema: “Eles o reconheceram no partir do pão”.

Durante o Congresso será celebrado o quarto centenário do início da evangelização da Amazônia e de fundação da cidade de Belém. As principais atividades do evento serão as Jornadas Pastorais, Procissão Fluvial, Simpósios Teológicos, Missa com a juventude e Jornada da Misericórdia.

As atividades do clero reunido para a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), prossegue até sexta-feira, 9.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo