Bispos em Brasília

Missa presidida por Dom Damasceno abre 3º dia da assembleia

A Igreja de toda América Latina e Caribe foi a intenção especial da Missa desta quinta-feira, 6, terceiro dia da Assembleia dos Bispos, reunidos em Brasília (DF). A Celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do  Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), Dom Raymundo Damasceno de Assis, e concelebrada pelos membros da Comissão Latino-Americana e os bispos responsáveis pela dimensão missionária nos regionais da CNBB.

Na homilia, Dom Raymundo recordou o aniversário de 50 anos de Brasília e disse que os bispos se congratulam com essas comemorações da Arquidiocese e da cidade e, recordou a primeira vez que a assembleia e o Congresso Eucarístico foram realizados na capital, em 1970, quando Brasília completava 10 anos. Na época tratou-se do tema das comunicações sociais e dos leigos.

Ouça homilia na íntegra

.: Leia a homilia na íntegra

Refletindo sobre a primeira leitura de hoje, Dom Raymundo afirmou que o “texto é muito apropriado para nós bispos, pois se refere aos discernimentos comunitários acerca dos grandes problemas que a Igreja encontrou desde seus primórdios. Desafios que foram esclarecidos, à luz dos Espírito Santo, pelos apóstolos, anciãos e sucessores de todos os tempos”.

E sobre o Evangelho, o bispo destacou que o tema central “é o amor de Jesus para seus discípulos e seu apelo para permanecermos no seu amor: ‘Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.’ (cf. Jo 15, 9). O amor de Jesus pelo Pai o levava a se alimentar de Sua vontade, assim também nosso amor por Jesus é demonstrado, em prática, por fazermos Sua vontade”.

“A mesma alegria experimentada por Jesus Cristo pode tornar-se nossa alegria na medida que permanecermos no Seu amor. O fato de Jesus ter dado Sua vida por nós é a razão mais profunda de nossa alegria e, nem a dor, nem a morte pode tirar-nos, enfatizou.

Dom Raymundo concluiu pedindo a intercessão da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, pelos bispos e seus trabalhos na assembleia.

Veja também

.: Bispos avaliam 2º dia da Assembleia da CNBB
.: Como foi o primeiro dia da Assembleia

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo