Dom Geraldo Majella Agnelo se despedirá da função de Arcebispo de Salvador, nesta sexta-feira, 11, na Missa que presidirá às 7h30, na Igreja do Bonfim. Já às 19h30, ele será homenageado com uma Sessão Solene literomusical, na Catedral Basílica. Os eventos fazem parte do que a arquidiocese chama de "Dia da Gratidão".
Na ocasião, um baú centenário será colocado à porta da Catedral para que os movimentos, congregações, padres e fiéis possam deixar a sua mensagem a Dom Geraldo. Segundo a assessoria da Arqudiocese, “a ideia dos eventos é criar uma oportunidade para que o povo esteja com Dom Geraldo e, ao mesmo tempo, o cardeal possa agradecer pelo apoio e colaboração das pessoas ao longo destes 12 anos de pastoreio em Salvador”.
Na programação da noite cultural, o grupo vocal "Madrigal", da Universidade Federal da Bahia (Ufba), presenteará Dom Geraldo com a execução de 25 músicas e os membros do projeto "Barroco na Bahia" farão o encerramento.
A noite ainda contará com o pronunciamento de representantes do clero, acadêmicos, diáconos permanentes, religiosos e leigos. Em nome do clero, foi escolhido o primeiro sacerdote ordenado por Dom Geraldo em Salvador, padre Manoel da Paixão, e o mesmo critério foi usado na seleção do porta-voz dos diáconos permanentes, que serão representados pelo diácono Antônio Santana Cardoso.
Já para falar em nome dos leigos, a escolhida foi Conceição Cruz, membro da Pastoral da Criança. Em nome da Universidade Católica do Salvador falará o reitor, professor José Carlos Almeida, e os religiosos terão como representante Irmã Zélia Batista, da Congregação das Filhas do Amor Divino.
Leia mais
.: Papa nomeia novo Arcebispo-primaz do Brasil
.: Dom Murilo fala sobre nova missão como Arcebispo de Salvador
.: Arcebispo eleito de Salvador visita a capital baiana