Jubileu de Ouro

Missa celebra Jubileu do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas

Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib é comemorado hoje 

Da redação

Missa celebra Jubileu do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas/ Foto: Joyce Silveira- Canção Nova

Nesta segunda-feira, 1°, foi celebrado o Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. 

A data foi celebrada com uma Missa no Santuário do Pai das Misericórdias, presidida pelo vice-reitor do Santuário e vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira. Estavam presentes sacerdotes amigos de Monsenhor Jonas Abib, membros da Comunidade Canção Nova, colaboradores da Fundação João Paulo II e muitos fiéis. 

No início da missa, padre Wagner falou sobre a alegria de celebrar este Jubileu, “50 anos de fidelidade e docilidade do Pai Fundador da Canção Nova a Deus”. Padre Wagner frisou que Monsenhor Jonas acompanhou de casa a celebração, devido ao seu tratamento de saúde. 

Em sua homilia, Padre Wagner lembrou que, por diversas vezes, Monsenhor Jonas testemunhou em pregações as maravilhas que Deus operou em sua vida, em seu sacerdócio, por causa do batismo no Espírito Santo ocorrido no dia 2 de novembro de 1971, no Colégio Salesiano São Joaquim, na sede da Diocese de Lorena. 

“Nessas ocasiões em que Padre Jonas testemunhou, muitas e muitas pessoas puderam também se abrir, abrir seus corações para essa experiência pentecostal.”, frisou.

O sacerdote explicou que o Batismo no Espírito Santo não é um outro sacramento, mas um transbordamento. Uma manifestação toda especial do Espírito Santo que já habita o coração dos batizados e crismados. 

Canção Nova

“Tal experiência deu a Padre Jonas um novo ânimo, particularmente à sua vida sacerdotal. Sua vida, a partir do Batismo no Espírito Santo, foi marcada por muitas manifestações dos frutos e carismas. Hoje, não podemos deixar de recordar o fato de que ele, pelo Poder do Espírito Santo, teve a coragem de fundar uma Comunidade Carismática, a Canção Nova, em 1978”, lembrou.

Padre Wagner salientou que a Canção Nova contribui com a ação evangelizadora da Igreja, sendo um carisma de fraternidade, do coletivo, que anuncia a Boa Nova. 

“Padre Jonas é pai de uma multidão de filhos e filhas espirituais presentes no Brasil e em outras partes do mundo. Temos constatado que a Canção Nova tem sido fecunda e abraçado a todos para que experimentem a salvação. Eu acredito que esta seja a felicidade do Padre Jonas hoje.”

O religioso frisou que a Canção Nova enquanto instituição não se preocupa somente com a vida espiritual do povo que chega até ela, mas com a salvação integral, por meio da Fundação João Paulo II, das obras sociais e educacionais, levando a todos a possibilidade de participar da vida do Reino de Deus. 

Jubileu 

Padre Wagner Ferreira, juntamente com sacerdotes e diáconos membros da Comunidade Canção Nova./ Foto: Joyce Silveira- Canção Nova

“50 anos não são 50 dias, não são 50 meses, são 50 anos de uma vida fecunda em Deus, para dar a muitas pessoas a alegria da experiência de Jesus cristo, a alegria de proclamar o senhorio de Jesus com a própria vida.”

Padre Wagner destacou a virtude da docilidade ao Espírito Santo de Monsenhor Jonas. E recordou o momento em que, há 50 anos, ele recebeu a Efusão do Espírito Santo. 

“Padre Jonas estava rezando a oração ‘Vinde, Espírito Santo!’. E essa graça aconteceu. Padre Jonas foi alcançado pela Misericórdia de Deus. O batismo é graça, mas Padre Jonas se deixou alcançar, exercendo sua vontade livre, suplicando ao Senhor essa renovação espiritual.”

Por fim, o padre pediu a todos os fiéis que alegrassem o coração do Fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, abrindo-se ao Espírito Santo. 

“Que essa oportunidade celebrativa seja uma ocasião para que também nós sejamos renovados nessa mística pentecostal de uma Vida Nova. A mística de uma Vida Nova no Espírito. Uma mística que nos torna homens e mulheres carismáticos, que coloquem a própria vida para o bem de tantos irmãos e irmãs.”

Após a homilia, Diácono Nelsinho Correa conduziu um momento de oração, pedindo o Batismo no Espirito Santo por todos os fiéis. 

Agradecimento

Ao final da Missa, a cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, recordou toda a trajetória de Monsenhor Jonas Abib, desde sua ordenação como salesiano até hoje. “Jesus diz que pelos frutos se conhece a árvore. E muitos aqui podem dizer que são fruto do batismo no Espírito Santo recebido por Padre Jonas.” 

Foi ainda exibido um vídeo de agradecimento de Monsenhor Jonas. Nele, Padre Jonas disse: 

“Agradeço a cada um de vocês por estarem aqui junto comigo e festejarmos juntos. Demos Glória a Deus. Só Deus podia fazer isso. Eu sou produto de Deus. Então alegrem-se comigo. E eu peço que aqueles que já receberam a Graça do Espírito Santo tenham um momento chave para viver carismaticamente. Se você não recebeu ainda, eu peço por cada um a graça do Espírito Santo. Derrama agora, Senhor, sobre eles, o Espírito Santo”, e abençoou aos fiéis. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo