No Rio de Janeiro

Missa celebra 90 anos do Apostolado do Mar

Um trabalho de fé, dedicado à ajuda e ao apoio a marinheiros em todo o mundo. Assim resume-se o trabalho do Apostolado do Mar, que no início deste mês completou 90 anos de existência. Para marcar a data, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, vai presidir uma Missa em Ação de Graças, neste sábado, 22, na Paróquia Santa Cecília e São Pio X, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Na capital carioca, o Apostolado do Mar está sob a responsabilidade do padre Césare Ciceri. Há quatro anos o Sacerdote atende marinheiros de várias nacionalidades em uma pequena casa, no Cais do Porto, porta de entrada da cidade.

Padre Césare esclareceu que os migrantes são importantes no aspecto interno para a Igreja e lembrou que, com o Documento de Aparecida, a migração começou a ser chamada de mobilidade humana, atendendo não só marinheiros, mas àqueles que mudam de uma cidade para outra.

"Nos primeiros anos do Apostolado eram feitas apenas orações por esses marinheiros. Agora damos também um apoio social, psicológico e espiritual a todos os que chegam ao Porto do Rio. Eles passam muito tempo longe de suas famílias e precisam de alguém para conversar e desabafar. Trabalhamos para que essas pessoas se sintam acolhidas", explicou.

De acordo com o sacerdote é uma honra poder atender a esse chamado de Deus e levar um pouco de conforto a quem chega ao porto do Rio de Janeiro.

"Quando questionam por que faço parte do Apostolado do Mar, eu respondo: porque sou católico e meu Deus ama a todos", disse padre Césare.

O Apostolado do Mar originou-se do Apostolado da Oração e pertence à Congregação Scalabriana, conhecida por dedicar-se aos migrantes. Além do apoio espiritual, o Apostolado oferece recursos para que os marinheiros possam se comunicar com as famílias, seja por meio de telefone ou internet. O Apostolado também organiza Missas e celebrações ecumênicas nos navios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo