Vacinação

Ministério da Saúde reforça vacinação contra febre amarela

O Ministério da Saúde intensificou a vacinação da população contra febre amarela em Goiás e no Distrito Federal. As regiões Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais e o Maranhão estão sendo consideradas áreas de risco. 

A preocupação cresceu nos últimos dias, depois que um lavrador morreu em Goiás com suspeita de ter contraído a doença. Além desse caso, outro paciente morreu e outros dois estão internados em Brasília com suspeita de febre amarela, segundo a Secretaria de Saúde. Os laudos definitivos devem sair até o final da semana.

Leia também:
.: Campanha contra febre amarela vacinou mais de 150 mil no DF
.: Antes de viajar para região de matas do centro oeste, vacine-se

Segundo o Ministério da Saúde não há registro de febre amarela urbana e os casos registrados até agora, são de pessoas que contraíram a doença ao entrar nas matas.

O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, afirmou que "a febre amarela tem uma vacina 99% eficaz. Ela é fabricada pelo Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz. É uma doença completamente evitável".

O Ministério da Saúde deslocou 300 mil doses de vacina de seu estoque estratégico para o Centro-Oeste. "Precisa vacinar quem vai por turismo ou a trabalho para áreas endêmicas, principalmente aqueles que vão entrar nas matas", afirmou o secretário.

No Brasil a vacina é gratuita e sua proteção dura por 10 anos. A vacina contra a febre amarela dá uma proteção individual, ou seja, protege apenas as pessoas que recebem o imunizante. Por isso é preciso que todos os que não tenham sido vacinadas, procurem uma Unidade de Saúde para receber a vacina.

Nos últimos 12 anos, a doença matou 161 pessoas no país. A maioria foi infectada fora de áreas urbanas.

Situação da Febre Amarela no país

* Áreas de Risco (Mantém circulação do vírus na natureza)
Toda a Região Norte
Toda Região Centro Oeste
Maranhão
Minas Gerais

* Áreas de Transição
Oeste dos seguintes estados: Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

* Risco Potencial
Sul dos seguintes estados: Bahia e Espírito Santo

Contra-indicações da Vacina:
* A vacina contra febre amarela é contra-indicada em crianças com menos de 6 meses de idade;
* imunodepressão transitória ou permanente, induzida por doenças (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de 2 semanas, radioterapia etc.);
* Gestação em qualquer fase constitui contra-indicação relativa a ser analisada para cada caso na vigência de surtos;
* Reações anafiláticas relacionadas a ovo de galinha e seus derivados ou a outras substâncias presentes na vacina (ver composição) constituem contra-indicação para a vacina contra febre amarela.

Precaução
* Nos casos de doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
* Indivíduos soropositivos para HIV, em regiões de médio e alto risco para Febre Amarela, devem ter sua vacinação avaliada levando-se em conta sua contagem de CD4 e carga viral.

Mais informações
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou (61) 3315-2425

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo