Maior símbolo da religião católica em São Paulo, a Catedral da Sé está localizada no centro da cidade. São Paulo é uma cidade com muitos problemas, mas, cheia de fé e de gente que compartilha do lema escolhido para os cem anos da Arquidiocese: "Deus habita esta cidade".
Assista à reportagem
No centro de São Paulo, torres pontiagudas em direção ao céu, induzem o olhar para o alto. A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos góticos do mundo. A construção começou em 1913 e demorou 40 anos para ficar pronta. Uma Igreja antiga foi demolida, para dar espaço à nova, muito maior. Em 1922, uma multidão já se reuniu no local para festejar o centenário da independência do Brasil. A Praça da Sé é, hoje, um dos espaços públicos mais importantes do País e palco de muitas manifestações populares.
Logo na entrada da Catedral há uma homenagem ao primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva. Em seu interior, a luz que entra pelos vitrais representa a presença divina. A imagem do apóstolo Paulo e o maior órgão da América do Sul são marcas do templo grandioso que comporta oito mil pessoas.
A Cadedral da Sé convida à reflexão. É um lugar de silêncio em meio do barulho de São Paulo. Nas caixas de oração, pedidos podem ter relação com a realidade que está do lado de fora da Sé.