Agosto

Mês vocacional: terceiro domingo celebra vida consagrada

Irmão Lassalista comenta vocação à vida consagrada

Denise Claro
Da redação

Ir. Clóvis Trezzi (de cinza) junto com outros religiosos lassalistas./ Foto: Arquivo pessoal

Neste domingo, 19, terceiro do mês de agosto, dedicado às vocações, a Igreja no Brasil celebra a vida consagrada. A vida religiosa é o chamado a homens e mulheres que, vivendo em comunidade, buscam a santidade pessoal e assumem a missão própria do seu Instituto, Ordem ou Congregação.

Há várias formas de vida consagrada, as contemplativas e ativas. Um religioso pode fazer parte de uma comunidade monástica, em um mosteiro beneditino ou carmelita, por exemplo. Ou pode ter uma vida ativa, se inserindo em realidades profissionais e evangelizadoras.

Irmão Clóvis Trezzi é religioso da Congregação dos Irmãos Lassalistas, e mora atualmente na cidade de Esteio (RS). Atua como formador do Postulantado e também como professor universitário. Ir. Clóvis conta como surgiu sua vocação:

“Minha vocação começou a se desenvolver a partir da profunda vivência de Igreja que minha família sempre teve. Minha mãe era catequista, meus irmãos animadores de grupos de jovens, eu desde criança era atuante na liturgia… enfim, penso que toda esta vivência levou-me a compreender-me como chamado por Deus para o serviço do Seu Reino.”

A decisão de ser Irmão foi tomada quando o religioso teve contato com os Irmãos Lassalistas que atuavam em sua cidade natal, Francisco Beltrão (PR). Ir. Clóvis deu seu sim ao chamado de Deus, e está há 20 anos na Congregação.

Leia mais

.: Mês vocacional: padre em missão na África conta sua experiência
.: Devoto de São José, carpinteiro tornou-se pai por intercessão do santo

Irmãos Lassalistas

A origem da vida consagrada está no seguimento de Jesus Cristo a partir da profissão pública dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. A referência vital e apostólica são os carismas de fundação.

O carisma dos Irmãos Lassalistas traduz-se na expressão “Educar e Evangelizar”. Atuam no mundo da educação em escolas, universidades, centros de pastoral e em qualquer lugar onde possam ser educadores. O Instituto dos Irmãos Lassalistas está presente em aproximadamente 80 países.

O religioso explica que profissionalmente, os lassalistas vivem a mesma realidade de todos os demais trabalhadores, mas o dia-a-dia tem suas peculiaridades:

“Começa no fato de que vivemos em Comunidade. Essa dimensão é uma das mais importantes para um religioso. Sem ela não existe vida religiosa. Iniciamos o dia com um momento de oração comunitária. Ao longo do dia, cada um vai para uma obra diferente, e nos encontramos para as refeições e especialmente à noite. Colaboramos com a animação litúrgica na capela do nosso bairro.”

Ir. Clóvis explica que há vários momentos também de convivência, passeios e retiros. Além disso, há um tempo para os estudos. Ir. Clóvis está concluindo o doutorado em Educação, e em geral todos os religiosos de sua Congregação se aperfeiçoam em alguma área.

“No nosso Instituto, não usamos hábito. Temos como princípio a ideia de que as pessoas veem, na nossa maneira de ser, que somos Irmãos. E, de fato, é curioso como isso é verdadeiro. Não precisamos dizer para as pessoas quem nós somos. Nem precisamos fazer “cara de santidade”. As nossas ações e nosso modo de ser expressam nosso ser Irmão.”

Novas vocações

Ir. Clóvis diz que o mês de agosto, vocacional, é muito celebrado. As orações pelas vocações são intensificadas, o Dia da Vida Consagrada é celebrado, além da Expedição vocacional, que são dez dias de convivência para os jovens que estão em discernimento vocacional. Aos que estão em busca da sua vocação, Ir. Clóvis ressalta:

“Não tenha medo de arriscar-se em um projeto de construção do Reino de Deus. Deus tem um chamado todo especial para cada um. Este é um chamado ao amor e à colaboração na construção do Seu Reino. Diante dos desafios, uma coisa é certa: vale a pena! Vale a pena entregar-se a Cristo e seguir seus passos, dedicando a vida a uma causa muito, muito maior que nossos próprios projetos. Acredite! Deus quer que você seja feliz, e respondendo ao Seu chamado sem medo, você será!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo