Fundador da Comunidade Canção Nova preside Missa de renovação do compromisso missionário ao serviço a Deus
Letícia Barbosa
Da Redação
Após três dias de preparação em um retiro espiritual, aproximadamente 500 missionários da Comunidade Canção Nova, pertencentes à frente de missão de Cachoeira Paulista (SP) e de outras próximas à sede da comunidade, participaram de uma Celebração Eucarística na qual renovaram a promessa de se doarem inteiramente a Deus e ao serviço de evangelização, segundo o carisma próprio da Canção Nova.
A Santa Missa foi presidida pelo fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib, no Santuário do Pai das Misericórdias, nesta segunda-feira, 2, data em que a Igreja Católica celebra a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e o Dia Mundial da Vida Consagrada.
A cerimônia teve início com centenas de velas que foram acesas e que iluminaram a procissão de entrada do presidente da Celebração Eucarística e dos concelebrantes. O ato fez alusão à necessidade de as pessoas serem luz para o mundo.
Logo no início da meditação do Evangelho do dia, monsenhor Jonas Abib explicou que o Filho de Deus foi apresentado ao Templo, pois, naquela época, a lei de Deus era que “todo primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado a Deus”. Essa reflexão foi adequada pelo sacerdote à realidade dos participantes.
“Mesmo que você não tenha sido o primogênito, para Deus você é esse primogênito, porque, na verdade, você é único para Ele”, afirmou o presidente da Celebração.
Ao dirigir-se aos missionários presentes, o fundador da comunidade salientou a importância de ser guiado e iluminado pelo Espírito de Deus para que todas as obras realizadas sejam por Ele e para Ele.
“Hoje, é o dia da nossa consagração. O Senhor nos revela que devemos ser homens e mulheres do Espírito Santo. E não basta que sejamos cheios d’Ele, é preciso que O amemos”, destacou o padre.
Quanto à consagração, o celebrante reiterou que aqueles que se consagram a uma determinada comunidade atendem esse desejo de Deus por livre opção.
“Eu e você precisamos ser batizados e permanecer batizados na consagração. Essa é a graça do Senhor. Se formos batizados, seremos pessoas cheias de coragem, parresia e entusiasmo”, reforçou o presbítero.
Monsenhor Jonas Abib concluiu a homilia convidando todos os presentes a clamarem a graça de possuir “um amor apaixonado por Cristo”.
Os mais de mil e 300 missionários, espalhados em missão pelo Brasil e em outros países, também renovaram o compromisso à vida consagrada durante a celebração da Santa Missa nas respectivas frentes de missão dessa obra.