Novas avaliações

MEC anuncia que creches serão avaliadas a partir de 2019

Novo sistema de avaliação, que será feito a cada dois anos, incluirá creches e pré-escolas

Da redação, com Inep

Rossieli Soares, Ministro da Educação, anunciou diversas mudanças no Saeb / Foto: André Nery-MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram nesta quinta-feira, 28, que a educação infantil  também passará a ser avaliada a partir de 2019. A partir de agora, as siglas Ana e Prova Brasil deixam de existir. Todas as avaliações passam a ser identificadas como Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Ao contrário, porém, das outras etapas da educação ― que abrangem o ensino fundamental e o ensino médio ― as crianças da pré-escola e das creches não serão avaliadas, mas sim seus professores e dirigentes. Isto será feito por meio de um questionário. As avaliações serão aplicadas de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. Os resultados serão divulgados nos anos pares.

Foi anunciado ainda que novas matrizes de Língua Portuguesa e Matemática serão implementadas. Assim, o 2º ano do Ensino Fundamental será a referência para a avaliação da alfabetização. Do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a antiga Prova Brasil avaliava, até então, as habilidades das crianças em Língua Portuguesa e Matemática; a partir de 2019, serão avaliadas também em Ciências Humanas e da Natureza.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) estavam desatualizadas, já que a última renovação aconteceu em 2001. “Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação educacional do cenário mundial. Além deste aspecto, o novo Saeb ampliará a produção de evidências, o que impacta diretamente em uma gestão com melhor planejamento”, disse.

Estas mudanças ocorrem após a Base Nacional Comum Curricular ter sido estabelecida, ainda no ano passado. Segundo o Inep, além das matrizes desatualizadas, apenas Língua Portuguesa e Matemática estavam no escopo dos testes. Creches e pré-escolas não eram avaliadas.

As escolas particulares poderão participar em todas as etapas anunciadas, mas não serão obrigadas.

Todas estas inovações, segundo o Inep, tiveram início em 2017 e continuarão até o próximo ano. O instituto prevê ainda estudos sobre possibilidades de aferição de habilidades socioemocionais e a criação de um Grupo de Trabalho para proposição de aprimoramentos ao Saeb pós 2021.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo