Dois anos, três meses e treze dias depois de anunciar Mano Menezes como treinador do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira,23, que resolveu dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. O presidente da CBF, José Maria Marin, tomou a decisão após reunião com o diretor de seleções da entidade, Andrés Sanchez. A nova comissão técnica será anunciada em janeiro de 2013.
O diretor de seleções da CBF explicou, em entrevista coletiva, que a decisão foi tomada devido a uma mudança de planejamento para a Seleção Brasileira. "O que mudou foi que a presidência, ao final da temporada, achou que o planejamento deveria ser feito de maneira diferente. Respeito e entendo os argumentos que foram dados, mas acho que não era o momento certo. Pode atrapalhar como também pode ajudar. Só o tempo vai dizer. Futebol é complexo", disse Andrés Sanchez.
A CBF também informou que Emerson Ávila segue no cargo de técnico da Seleção Sub-20 e que o novo técnico da Seleção Feminina de futebol será Márcio Oliveira.
Retrospecto
No período em que esteve no cargo, Mano Menezes comandou a Seleção Brasileira principal em 33 partidas. Foram 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. Desde que substituiu Dunga, o técnico convocou 102 jogadores diferentes. Quem mais atuou na Seleção sob o comando de Mano foi o santista Neymar, que disputou 27 jogos e marcou 17 gols, se tornando o artilheiro do período. O técnico também comandou a Seleção Olímpica este ano nos Jogos de Londres. Foram cinco vitórias e uma derrrota, justamente na final, por 2 a 1, para o México, que deu a medalha de prata ao Brasil.
Mano Menezes deixa a Seleção logo após conquistar o Superclássico das Américas pela segunda vez. Na última quarta-feira,21, o Brasil venceu a Argentina nos pênaltis, por 4 x 3, e levantou a taça em Buenos Aires. Em 2011, a seleção de Mano também garantiu o troféu. Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para 14º lugar no ranking da FIFA, a pior colocação da Seleção na história. Atualmente, o time canarinho está na 13ª posição.