13 de março

Manifestantes se concentram na Esplanada dos Ministérios

As pessoas começaram a se concentrar perto do Museu da República ainda às 9h para manifestação em apoio ao combate à corrupção 

Da redação, com Agência Brasil

Cerca de dois mil policiais do Distrito Federal garantem a segurança da população que participa da manifestação em apoio ao combate à corrupção e a favor o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em Brasília (DF). De acordo com o coordenador regional do Movimento Brasil Livre, Breno Saradelo, a manifestação é um apelo “contra a corrupção institucionalizada, independentemente do governo e do partido”.

As pessoas começaram a se concentrar perto do Museu da República ainda às 9h. Agora, centenas de pessoas estão espalhadas por toda a Esplanada dos Ministério, passando pela Catedral de Brasília.

Segundo o capitão da PM, Michelo Bueno, a expectativa é que 110 mil pessoas participem do evento. O evento na capital federal deve se estender até as 13h. O começo estava marcado para as 10h.

Em nota, o presidente do PT no Distrito Federal, Roberto Policarpo, informou que decidiu cancelar o ato que realizaria neste domingo, 13, na Torre de TV, local próximo ao movimento contrário.

“O ato estava mantido até o início da noite de ontem, quando eu e o deputado Chico Vigilante estivemos reunidos com o comandante da Polícia Militar, que nos informou da decisão do governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, de determinar à polícia que impedisse o acesso dos manifestantes mobilizados pelo PT até a Torre de TV”, disse.

Segundo o governo do Distrito Federal (GDF), o PT entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para no último dia 8, para comunicar que faria uma manifestação em frente à Torre de TV, neste domingo, a partir das 8h.

Pelo fato de parte do horário dos dois movimentos ser coincidente e também porque havia a Rodoviária do Plano Piloto, na área central da cidade, como ponto de acesso comum, a secretaria avisou o partido que a manifestação seria ilegal e sugeriu que fosse marcado outro local para a manifestação pró-Dilma.

A justificativa apresentada pelo GDF foi o Artigo 5º, inciso XVI, que determina que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

A manifestação contra a corrupção e a favor do impeachment estava marcada desde o ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo