Ao abrir hoje, 23, a primeira reunião ministerial de 2008, que contou com a presença de 37 ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que esse é um encontro para debater política, já que, segundo ele, durante o ano os ministros conversam pouco entre si sobre o tema.
O presidente cumprimentou o novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do PMDB, que assumiu o cargo há três dias. Lula agradeceu ainda a presença do vice-presidente da República, José Alencar, que ficou uma semana internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma infecção devido à retirada de um tumor no abdômen.
O presidente cobrou melhor diálogo dos ministros na divulgação das ações de governo. E disse que quer ouvir o que as pessoas tem a dizer "Afinal de contas, aqui tem representantes de vários partidos políticos, nós somos de um partido político, estamos no governo e nós precisamos saber combinar essa nossa atuação na relação com todos os outros ministros, porque nós tempos três anos de governo pela frente", afirmou o presidente.