Dia Nacional do Livro

Livros ajudam na formação de bons cidadãos e vínculo familiar

Pedagoga explica como ler livros auxilia o desenvolvimento infantil, formando sua concepção de valores e fortalecendo o vínculo familiar

Kelen Galvan
Da redação

“É muito importante que a criança seja estimulada desde bebê com a contação de histórias”, defende pedagoga / Foto: evgenyatamanenko by Getty Images

Com o constante desenvolvimento tecnológico, a preocupação de muitos pais e educadores é garantir que a criança desenvolva um gosto pela leitura. Isso porque o hábito de ler desde pequeno desenvolve na pessoa um maior senso crítico, uma melhor capacidade de compreender o mundo e uma ampla bagagem cultural.

Neste Dia Nacional do Livro, celebrado nesta segunda-feira, 29, entenda como a leitura auxilia neste desenvolvimento das crianças e como os pais podem estimular o hábito.

A pedagoga Mayara Gonçalves Martins explica que através do contato com os livros e da ajuda dos pais para interpretar uma leitura, a criança desenvolve sua criatividade ao imaginar aquela história e isso está muito ligado às essências e aos valores da família e da sociedade.

“A criança vai adquirindo esses valores, e quando a criatividade e os valores se ‘linkam’, acontece a formação de bons cidadãos, de crianças melhores, mais criativas, inovadoras”, destaca.

Pedagoga Mayara Gonçalves Martins / Foto: Arquivo Pessoal

Mayara indica também que os pais sempre conversem com os filhos sobre o livro que acabou de ser lido, para criar um vínculo com a família e compartilhar aprendizados. “É importante os pais ouvirem a ideia da criança depois da leitura e também contextualizar o que foi a leitura, qual a mensagem que o livro passou, o que nós enquanto família descobrimos com a leitura”.

Desenvolvimento infantil

A educadora destaca que a leitura contribui muito para o desenvolvimento infantil, e há pesquisas que apontam que crianças que ouvem leituras em casa, tem um melhor voculabulário aos três anos de idade, se comparadas aquelas que não recebem este estímulo em casa.

“É muito importante que a criança seja estimulada desde bebê com a contação de histórias, com a leitura visual, auditiva, pois isso vai permitir crie seu banco de vocabulário, além de nortear a criança a imaginar, explorar”, explica.

Mayara destaca que isso também influencia no processo de alfabetização, porque a criança começa a perceber que ela tem esse prazer pela leitura. Na realidade, ela vai começar a perceber que aquilo não é um tempo que está sendo gasto, mas é um prazer, algo que a inspira, deixa ela se transportar para outro universo.

“É muito importante estar atentos à qual leitura o filho está fazendo, ou qual o livro que vou passar para meus alunos, para saber qual legado aquele livro deixará para eles. É possível formar novos cidadãos através da leitura, mas é possível também nortear essa leitura, a partir do que pensamos enquanto cultura e valores familiares”, enfatiza a educadora.

Vínculo familiar

Ela explica que os pais podem inserir os livros de forma lúdica e divertida no cotidiano da criança, e quanto mais os pais lerem para os filhos mais forte será o vínculo familiar. “Fazer da leitura um momento prazeroso, e um dos melhores momentos é na hora de dormir, porque naquele momento ele estará num lugar tranquilo, sentindo-se confiante, livre”.

A pedagoga chama atenção para que os pais escutem os questionamentos das crianças, após as leituras. “Nesses momentos surgem muitas dúvidas nas crianças, e os pais precisam estar abertos para acolher e responder com muita tranquilidade aquelas perguntas que surgem”.

Mayara lembra que o livro também é um brinquedo, portanto é preciso deixar as crianças explorarem o livro do jeito dela. “Deixá-las folhear o livro, manuseá-lo e contar a história do jeito dela. A partir dessa contação de história que ela mesmo vai inventar, dali pode surgir a criatividade para desenhos, jogos, brincadeiras. Ali vai começar seu mundo das invenções”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo