G20

Líderes da França, China, Rússia e outros países desembarcam no RJ

O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Parolin, também estará nesta cúpula representando o Papa Francisco; líderes de outros países como Argentina e Itália também chegaram ao RJ

Da redação, com Reuters e Vatican News

O presidente da França, Emmanuel Macron, chega ao Brasil para o G20 / Foto: Reprodução Reuters

Chefes de estado chegaram ao Rio de Janeiro no sábado, 16, e domingo, 17, para a cúpula de líderes do G20.

As chegadas incluíram o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente chinês Xi Jinping, o presidente argentino Javier Milei, o ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, o presidente turco Tayyip Erdogan, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente chileno Gabriel Boric.

O Brasil enviou tropas, veículos blindados e navios de guerra para reforçar a segurança em torno da cúpula de líderes do Grupo dos 20.

O Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, será o representante do Papa Francisco no G20. A notícia da viagem havia sido antecipada pelo substituto da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra, durante homilia na missa presidida nesta sexta-feira, 1, em honra a um duplo aniversário no Colégio Pio Brasileiro em Roma: pelos 202 anos da Independência do Brasil e pelos 135 anos de Proclamação da República.

O G20 no Brasil

“Construindo um mundo justo e um planeta sustentável” é o slogan da cúpula que tem a intenção de promover os debates entre as lideranças mundiais em torno dos seguintes temas: a redução da fome, da pobreza e da desigualdade em nível mundial, bem como o desenvolvimento socioambiental com uma transição ecológica justa e inclusiva. O objetivo é representar o compromisso para uma governança mais equitativa, em que acordos comerciais possam promover tanto prosperidade econômica, quanto uma inclusão social mais plena.

Em junho, o Papa participou pela primeira vez de uma reunião de cúpula. O G7 foi realizado na região da Apúlia, no sul da Itália, e Francisco discursou sobre a Inteligência Artificial. À margem do evento, realizou alguns encontros bilaterais, entre eles, com o anfitrião do G20 de 2024, o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo