Dia Nacional do Livro Infantil

Leitura ajuda crianças a lidar com emoções, afirma psicopedagoga

Além dos benefícios já conhecidos da leitura, ela pode ser aliada dos pais e educadores para cultivar valores nas crianças

Kelen Galvan
Da redação

O cultivo do hábito de leitura está cada vez mais presente nas famílias, algumas procuram despertar esse gosto já nos primeiros meses de vida dos seus filhos.

Muitos benefícios da leitura já são bem conhecidos, como favorecer o desenvolvimento cognitivo e a linguagem, estimular a criatividade e a imaginação, além de fortalecer o vínculo entre o leitor e a criança.

livros-infantis

Momento de leitura com alunos da professora Tatiana Selles / Foto: Tatiana Selles

O livro também se apresenta como um aliado para cultivar valores nos pequenos e ajudá-los a compreender e lidar com as próprias emoções.

A psicopedagoga Edivoneide Andrade dos Santos explica que a leitura pode ajudar, inclusive, a minimizar problemas de comportamento, como agressividade, hiperatividade e isolamento.

“Tudo o que as crianças experimentam no mundo externo desempenha um papel em sua constituição como indivíduos. Uma importante vivência é ler para elas, sabemos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa”, destaca.

Caso a leitura de um livro desperte alguma emoção negativa na criança, a psicopedagoga indica a escuta.

“É imprescindível que estejamos atentos para perceber e também para acolher as demandas emocionais que possam surgir por parte das crianças a partir das leituras e ajudá-las a identificar, compreender e lidar com esses sentimentos, fazendo uma separação do que é real ou fantasia. Ajudá-los a ter outras percepções do livro, buscando as [emoções] positivas e ressignificando aquilo que foi negativo, de forma a não reprimir, mas aprender a identificar e lidar com elas”, orienta.

Transmissão de valores

A educadora Tatiana dos Santos Selles, que trabalha há cinco anos com o 1º ano do Ensino Fundamental, afirma que procura trabalhar com livros que transmitam valores para seus alunos.

Ela conta que leu vários livros da coleção Ciranda das Diferenças, e a cada leitura as crianças aprendiam que não existe limitações quando a vontade de superar as dificuldades são maiores que os próprios medos.

“O último livro contava a história de um cãozinho que ficou paraplégico. Refletimos e conversamos sobre a história do cão e os cuidados que devemos ter ao brincar na rua e, depois, sobre a superação do cãozinho à sua nova vida”, explica Tatiana.

Para aprofundar o tema, a professora convidou um funcionário da escola, que é paraplégico, para partilhar sua experiência com os alunos. “Foi riquíssimo esse momento, as crianças perceberam que não existe tristeza, e sim vida, vitória e alegria. Elas fizeram várias perguntas ao Ithalo. As crianças amaram e entenderam que Deus nos capacita para alcançarmos os nossos sonhos”.

A educadora explica que ainda conversou com os alunos sobre as paraolimpíadas deste ano. “Um outro exemplo de superação no esporte. Eles puderam vivenciar na prática todo o conhecimento prévio que haviam recebido com o livro”.

Dicas aos pais

A educadora sugere aos pais que tenham prazer em ler para os filhos e transmitam esse encantamento pela leitura.

“Leiam para o filho, dramatizem a história. Presenteiem a criança com livro infantil, e estejam disponíveis em pequenos gestos para incentivar no filho o gosto pela leitura sendo exemplo, sendo leitor e assim teremos pequenos leitores”, indica Tatiana.

A psicopedagoga destaca ainda que é importante que os pais escolham livros, histórias, canções, jogos e brincadeiras de que eles também gostem e que remetam às experiências agradáveis que eles tiveram na sua infância.

“O foco aqui é ser espontâneo e expressar afetividade pela criança e não iniciar um processo precoce de alfabetização ou realizar atividade com finalidade pedagógica, mas envolver a criança de forma natural e prazerosa no universo da leitura”, explica Edivoneide.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo