Brasília

Leigos são tema de estudo em seminário sobre novas comunidades

Uma das características mais expressivas dos movimentos eclesiais e novas comunidades da Igreja Católica é a presença marcante dos leigos e leigas. A Igreja no Brasil, percebendo este fato, tem se organizado para estudar e analisar esta realidade. Um momento de reflexão sobre o tema vai acontecer em Brasília, de 20 a 22 de agosto, no seminário de estudo organizado pelas Comissões Episcopais para o Laicato e para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O próprio Papa Bento XVI, durante o Seminário Internacional de Estudo sobre os novos movimentos e comunidades, realizado em 2008, declarou, aos cerca de 100 bispos reunidos, que tais expressões são uma das novidades mais importantes suscitadas pelo Espírito Santo na Igreja Católica.

De acordo com o assessor do setor Leigos da Comissão para o Laicato, professor Antônio Geraldo Aguiar, este encontro em Brasília é o primeiro de estudo das duas comissões, que perceberam a necessidade de analisar, com maior profundidade, esta nova realidade da Igreja e a presença dos leigos. Segundo o assessor, neste primeiro momento, apenas participarão os membros das duas comissões, entre eles os bispos responsáveis, assessores e organismos pertencentes. O passo seguinte será analisar "as iniciativas, a partir desse seminário, dentro das próprias comissões e as estratégias para entrar em contato com as diferentes comunidades existentes no Brasil", declara o assessor.

O professor Antônio Geraldo explica ainda que a Comissão para o Laicato é o serviço da CNBB responsável por realizar o processo de evangelização e fazer acontecer as diretrizes da Igreja no Brasil e as propostas do Documento de Aparecida e Missão Continental. "É dentro desta perspectiva que consideramos fundamental estabelecer esse diálogo, considerando que majoritariamente estão, nas comunidades, os leigos e leigas", conclui.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo