Quinta-feira Santa

Lava-pés: padre comenta o rito e participação de mulheres

Na Catedral do Rio de Janeiro, 12 religiosas participarão do Lava-pés; o sentido do rito está no serviço àqueles que mais necessitam

Luciane Marins
Da Redação

Francisco lava os pés de detentos na Missa da Ceia do Senhor do ano passado / Foto: Reprodução CTV

Francisco lava os pés de detentos na Missa da Ceia do Senhor do ano passado / Foto: Reprodução CTV

A Igreja Católica em todo mundo realiza nesta Quinta-feira Santa o rito do Lava-pés. Este gesto litúrgico está inserido na celebração da missa da Ceia do Senhor, ocasião em que se recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

Durante o rito, o padre lava os pés de algumas pessoas da comunidade imitando o gesto de Jesus que lavou os pés dos seus discípulos.

Padre Márcio Luiz da Costa, mestre de cerimônias da Catedral do Rio de Janeiro / Foto: Arquidiocese Rio de Janeiro

Padre Márcio Luiz da Costa, mestre de cerimônias da Catedral do Rio de Janeiro / Foto: Arquidiocese RJ

O mestre de cerimônias da Catedral do Rio de Janeiro, padre Márcio Luiz da Costa, explica que o gesto de Jesus foi o mais humilde que um judeu poderia ter. “Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, se coloca como servo e demonstra que para segui-lo, devemos fazer o mesmo, sermos servos uns dos outros.”

Segundo ele, aí está a beleza de uma vida entregue ao Senhor: no serviço àqueles que mais necessitam.

O Lava-pés no cotidiano

Padre Márcio destaca que o Lava-pés aponta a verdadeira felicidade: doar-se uns pelos outros e que o Ano da Misericórdia é uma ocasião favorável para se inserir nesta realidade.

“Não há amor maior do que doar a vida pelo irmão. Jesus nos ensinou isso e nós podemos transformar essa realidade que celebramos na nossa própria vida, através da entrega pelos irmãos, do auxílio nas famílias, procurando harmonizar melhor a vida familiar, no trabalho e sobretudo no auxílio daqueles que mais necessitam, que é nossa missão mais importante.”

Novidade: participação de mulheres

Neste ano, o rito do Lava-pés terá a novidade da participação de mulheres. Uma modificação  feita em janeiro pelo Papa Francisco.

O decreto da Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos, em que consta a mudança, explica que os pastores podem escolher para o rito homens e mulheres, jovens e idosos, sadios e doentes, clérigos, consagrados e leigos, de maneira que o grupo de fiéis represente a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus.

Mais informações na reportagem de Lízia Costa

Na Catedral do Rio de Janeiro os fiéis poderão ver de perto esta mudança. O Cardeal Orani João Tempesta vai lavar os pés de 12 irmãs filhas da caridade, Congregação fundada por madre Tereza de Calcutá.

Padre Márcio Luiz explicou que as religiosas foram escolhidas pelas obras de misericórdia que realizam e porque este é o ano da canonização da fundadora, Madre Tereza.

“Todos nós estamos muito contentes. Elas que são servas, ajudam os necessitados, terão os pés lavados pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro que vai presidir a celebração. Essa mensagem temos que dar para o mundo: todos nós somos servidores, elas servem, mas nós também devemos servir, lavar os pés delas, no sentido de reconhecer esse serviço tão importante para Igreja”, ressalta o sacerdote.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo