Os Jovens da Arquidiocese de São Paulo marcaram presença na comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2010. No início da tarde deste domingo, 7, a juventude foi animada por grupos musicais na concentração no Pátio do Colégio.
“Foi lindo ver a juventude unida, na certeza de ter Jesus em nosso meio, tocando a Jesus no irmão e na Eucaristia, diante do nosso Bispo, se prostrando diante deste Deus”, destacou o jovem Gabriel Fonseca. Para ele, o encontro foi uma mostra da unidade, mostrando que são um só povo, uma só Igreja e um só Corpo Místico de Cristo.
Os jovens foram acolhidos com uma reflexão artística sobre o tema do DNJ deste ano, "Celebrando a memória e festejando a história", que destaca os 25 anos de realização do dia dedicado à juventude no Brasil, além do lema, "Juventude – Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência".
Jany Lee, salienta que, mesmo “concorrendo” com outros eventos que aconteciam na cidade naquele dia, os jovens católicos de São Paulo marcaram presença e mostraram sua força no DNJ. “Os shows estavam bem animados. Contamos com um 'Cristo Dance' e um mini trio-elétrico que nos acompanhou durante a peregrinação até a Praça da Sé”, conta.
A Missa campal na Praça da Sé foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por bispos auxiliares e padres.
Na homilia, Dom Odilo afirmou que o evento era uma oportunidade de todos clamarem pelo fim de todo tipo de violência contra o ser humano, sobretudo contra os jovens. Ele destacou que a juventude é o "rosto jovem da Igreja" e, por isso deve ser acolhida e incentivada a participar cada vez mais da vida eclesial.
O cardeal lembrou que em agosto de 2011 acontecerá a Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, com a presença do Papa Bento XVI. Dom Odilo incentivou os jovens da Arquidiocese para que participem dos encontros preparatórios da jornada, bem como a enviarem representantes das comunidades e movimentos da Arquidiocese para o evento. Ele também recordou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada no Brasil, sem data confirmada.
Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar na Região Sé e referencial para o Setor Juventude, organizador do DNJ na Arquidiocese, encorajou os jovens a se comprometerem com a missão evangelizadora na cidade de São Paulo. No final da Missa, Dom Odilo e os demais bispos abençoaram e enviaram os jovens em missão.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com