Arte Sacra

Juiz de Fora realiza 1º Seminário sobre Bens Culturais

A Arquidiocese de Juiz de Fora promove o 1º Seminário de Bens Culturais na terça-feira, 19. As palestras têm entrada franca e acontecem, das 08h às 18h, no Teatro Pró-Música (Av. Rio Branco, 2329, Centro, Juiz de Fora/MG).

A abertura do evento será feita pelo Arcebispo Gil Antônio Moreira que falará sobre “Bens Culturais e o Acordo entre Santa Sé e o Brasil”, à luz de texto do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri.

Entre os palestrantes está o diretor pedagógico do arquivo metropolitano da Arquidiocese de São Paulo e juiz do tribunal interdiocesano de São Paulo, Monsenhor Rubens Miraglia Zani,, que abordará a “Diplomática de documentos papais”.

Os participantes poderão fazer na manhã deste dia uma visita guiada à exposição de arte sacra, na Catedral Metropolitana.

Também palestrará o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, sobre "A atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Cultural Sacro".

“O inventário do Patrimônio Cultural, política de salvaguarda dos bens culturais da Igreja – a experiência da Arquidiocese de Belo Horizonte”, por sua vez, será discutido pela coordenadora do inventário do patrimônio cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte, professora Mônica Eustáquio Fonseca.

No encerramento do Seminário, a orquestra do Centro Cultural Pró-Música fará uma apresentação para os participantes.

No site da Arquidiocese de Juiz de Fora, os interessados encontram uma ficha de inscrição que deve ser enviada para o e-mail bensculturais@arquidiocesejuizdefora.org.br.

A programação completa do seminário está também no site da arquidiocese.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 500 pessoas de todo o Brasil participem deste seminário.

Exposição de Arte Sacra

Até o começo desta semana, mais de 2 mil pessoas visitaram a exposição de arte sacra "Juiz de Fora: Nossa história é de fé, nossa Igreja tem arte – dos primórdios ao jubileu áureo da Arquidiocese".

A exposição acontece até terça-feira, 20, no salão térreo da Catedral Metropolitana (Rua Santo Antônio,120, Centro, Juiz de Fora/MG). A entrada é franca e a exposição está aberta de terça a domingo, das 10h às 20h. A programação faz parte das comemorações dos 50 anos da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Estão expostos documentos manuscritos, imagens sacras, objetos e paramentos litúrgicos e fotografias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo