Domingo de Ramos

Jovens se preparam para a Jornada Diocesana da Juventude

No Rio de Janeiro, sede da última JMJ, encontro será neste sábado; jovens comentam a alegria de participar deste evento

Leonardo Souza
Do Rio de Janeiro

Há dois anos, os jovens brasileiros experimentaram a graça de um encontro pessoal com o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Foram momentos de oração, celebração, louvor e muita festa, embalados pela energia e fé da juventude cristã.

“A JMJ, particularmente, foi a maior responsável por mudar a cara da juventude da minha paróquia”, garante o estudante Igor Rodrigues, de 25 anos, morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Jovens da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guaratiba, no Rio de Janeiro, se preparam para a Jornada Diocesana da Juventude / Foto: Igor Rodrigues - Divulgação

Jovens da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guaratiba, no Rio de Janeiro, se preparam para a Jornada Diocesana da Juventude / Foto: Igor Rodrigues – Divulgação

Deste então, ainda inspirados por este encontro, jovens de todo o Brasil se preparam ansiosos para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), celebrada tradicionalmente no Domingo de Ramos nas dioceses brasileiras. É o caso do movimento “Jovens Em Ação”, da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guaratiba, no Rio de Janeiro. “Devemos aproveitar ao máximo a JDJ, pois só de sentirmos um pouco da alegria, do fogo do Espírito Santo que sentimos na JMJ, e de poder mais uma vez anunciar o evangelho me faz o jovem mais feliz do mundo”, revela Igor.

Acesse
.: Mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude 2015

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado, a Jornada Diocesana da Juventude já começa a se tornar um evento tradicional da Igreja no Brasil. “Desde que surgiu a JDJ, criada por São João Paulo II, a Igreja no Brasil tomou consciências. Porém, somente nos últimos oito anos que de fato as dioceses do Brasil começaram a realizar os eventos com os jovens em torno do tema proposto pelo Papa”.

Para a estudante Beatriz Faria, de 20 anos, moradora de Belém, no Pará, a vibração positiva do evento e a partilha da palavra de Deus que ajuda a discernir as propostas para a juventude é o que mais atrai os jovens nestes encontros. “Para mim, é sempre um evento sem igual favorecendo um verdadeiro entusiasmo para a juventude, apresentando um encontro amoroso com Deus, louvando, pulando com muita alegria, com meu jeito jovem de ser. Alegro-me com essas ações positivas que envolvem a juventude”, revela a jovem que já participou de duas edições do evento.

Padre Antonio Ramos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB / Foto: Jovens Conectados

Padre Antonio Ramos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB / Foto: Jovens Conectados

Este ano, as paróquias são convidadas a organizarem atividades de acordo com o tema “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”. “Toda a pedagogia de Jesus é fundamentada na misericórdia. A misericórdia passa pelo coração. Somente um coração puro pode viver e ser misericordioso. Dessa forma, todo jovem que busca a salvação precisa mergulhar no exemplo do coração misericordioso de Jesus”, afirma padre Antônio, lembrando que esta edição da JDJ também aproxima os jovens da Campanha da Fraternidade 2015, que aborda o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, sede da última JMJ, a Jornada Diocesana da Juventude será realizada neste sábado, 28. Os jovens se reunirão na Praia do Pepê (posto 3, Barra da Tijuca), às 14h, para seguirem em procissão até a Paróquia São Francisco de Paula, onde o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a Santa Missa, às 16h. “Vamos celebrar com muita alegria este grande momento e eu convido todos os jovens para estarem conosco para caminharmos juntos na graça de Deus”, afirma Dom Orani.

Assista ao convite que o Cardeal Orani faz aos jovens:

A animação da procissão, no Rio de Janeiro, ficará por conta da Banda Linguagem dos Anjos e está confirmada também a presença do assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge Carreira. “Desejamos que os jovens saiam convencidos de que a única certeza que vale a pena ter nessa vida é Cristo. Assim, ele poderá permanecer em Deus. Quem permanece em Deus realiza maravilhas na própria vida e na vida dos irmãos”, conclui padre Antonio Ramos.

Jornada Diocesana da Juventude

A Jornada Diocesana da Juventude surgiu com o apelo do então Papa João Paulo II para que as paróquias, movimentos, pastorais e novas comunidades reunissem jovens para celebrar o Dia Mundial da Juventude, instituído em 1986 e celebrado no Domingo de Ramos.

Desde então, todo os anos, a convocação é feita pelo Santo Padre que propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta para que meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo e o comprometimento com o Evangelho.

“Para mim é uma grande honra estar participando de um evento inspirado por São Paulo II que sempre incentivou a juventude, mostrando o caminho de ser jovens evangelizadores. Devemos a ele todo o legado deixado pela JMJ. As jornadas continuam como fontes para reabastecer a Fé de cada jovem, na sua missão. E o principal objetivo é fazer da pessoa de Jesus o centro da fé da vida de cada jovem, e isso é muito importante para mim”, revela a jovem Beatriz Faria, afirmando que João Paulo II é um exemplo de Santo da juventude.

Confira, abaixo, as informações da JDJ no Rio de Janeiro: 

Cartaz de divulgação

Cartaz de divulgação

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo