Missão jovem na Amazônia

Jovens participam de Semana Santa Missionária na Amazônia

Em Manaus, desde a última sexta-feira, 23, jovens celebrarão o tríduo pascal com comunidades ribeirinhas 

Julia Beck
Da redação

Jovens envolvidos na Semana Santa Missionária na Amazônia/ Foto: Arquivo pessoal – Irmã Cláudia

Nove jovens de vários estados do Brasil participam da Semana Santa Missionária na Amazônia. Em Manaus, desde a última sexta-feira, 23, os jovens conheceram, auxiliaram em obras sociais,  realizaram atividades das paróquias e visitaram famílias localizadas na área urbana da capital. Nessa quinta-feira, 29, apoiados pelas irmãs da Inspetoria Laura Vicuna, das Irmãs Salesianas, os missionários partem para as comunidades interioranas e ribeirinhas onde celebrarão o tríduo pascal.

Leia mais
.: Papa pondera, durante catequese, sobre a importância da Páscoa
.: Páscoa é resposta para dúvidas quanto à vida eterna, diz padre
.: Conheça os detalhes e o significado da Semana Santa

A Semana Santa Missionária na Amazônia integra desde 2016 o projeto Páscoa Missionária Jovem, existente desde 2013 na Amazônia. “A experiência começou com os jovens de Manaus. Cerca de 50 e 60 jovens se distribuem em grupos de sete e oito no atendimento de várias comunidades neste período”, contou a irmã Cláudia da Costa Matos, membro da pastoral juvenil e presente no projeto há 5 anos.

Irmã Cláudia afirma que o projeto segue a lógica evangélica da opção pelos pequenos e pobres e propõe aos jovens a experiência do tríduo pascoal em comunidades de difícil acesso.

Jovens em atividade durante esta terça-feira, 27, com a comunidade pertencente a área urbana de Manaus/ Foto: Arquivo pessoal – Irmã Cláudia

“Nos últimos três anos a iniciativa ficou conhecida e então a CNBB pediu para fazer parte. Foi no período em que o Papa esteve no Brasil e junto foi lançado o projeto ‘Missão jovem na Amazônia’. Para a surpresa do Brasil inteiro, muitos jovens se inscreveram e a CNBB ficou sem dar conta de todo esse pessoal. Como nós já tínhamos este projeto, o padre responsável pela Inspetoria topou que nós, por meio deste projeto, começássemos a receber estes jovens da CNBB”, relatou a religiosa.

Em 2016, os organizadores da Semana Santa Missionária disponibilizaram 25 vagas para os jovens se integrarem ao grupo já formado em Manaus. Dessas vagas, oito foram preenchidas pelos inscritos via CNBB no projeto ‘Missão jovem na Amazônia’. Em 2017, 19 jovens participaram do projeto.

Leia também
.: Cerca de 100 jovens fazem experiência missionária na Amazônia Legal

Como participar

Segundo Irmã Cláudia, a participação missionária na Amazônia segue contemplando os jovens inscritos na lista da CNBB desde 2016. Os critérios para integrar o projeto são: ser maior de 18 anos, ter feito o curso de EAD da missão – disponível no site dos Jovens Conectados —, ser ativo em dioceses e comunidades da Igreja Católica, e ter uma carta de recomendação do padre ou do bispo da diocese ou da comunidade que integra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo