Fraternidade e Juventude

Jovens elaboram projeto de comunicação para a CF 2013

Em 2013, a juventude estará em destaque na Igreja no Brasil e no mundo. Em âmbito mundial, acontecerá em julho, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e, alguns meses antes, no dia 13 de fevereiro, começará em todo o país, a Campanha da Fraternidade (CF), que irá proporcionar, durante os 40 dias do período quaresmal, reflexões sobre o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (cf. Is 6,8).

Para promover um maior alcance do conteúdo da Campanha da Fraternidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, nesse final de semana, 9 e 10, em Brasília, alguns jovens do Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Manaus e Paraná, que já realizam um trabalho com a juventude, para elaborar um plano de divulgação da CF 2013.  

O assessor da CF, padre Luiz Carlos Dias, explicou que há um projeto para ampliar as divulgações pelos meios de comunicação, principalmente através das redes sociais, para favorecer que os jovens conheçam o que é a Campanha da Fraternidade, qual o trabalho que ela realiza, quem a promove, e assim possam participar mais intensamente de todas as propostas.

"Nós vamos buscar uma veiculação da campanha pelas redes sociais, pois entendemos ser necessária essa atuação, sobretudo para atingir os jovens. Para que, assim, eles possam se empenhar na participação na campanha, recebam todo conteúdo e dessa forma sejam motivados para um agir efetivo", explicou padre Luiz Carlos.

O sacerdote contou que, na reunião do final de semana, foram divididos os trabalhos e estabelecidas metas e datas para a produção de todo material de divulgação. Entre as propostas estão vídeos, spots, banners, utilização do facebook, twitter, hotsite e matérias sobre a CF, a JMJ e a juventude.

Com a intenção de atingir o maior número de jovens, até os não-católicos, a comissão pensa em enviar conteúdos sobre temáticas juvenis para fundações, colégios, universidades católicas, realizar seminários ecumênicos e fóruns para que as dioceses se encontrem com jovens, educadores, políticos e religiosos.

Com tudo isso, a Campanha da Fraternidade pretende ser uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o ponto alto de todo esse trabalho de evangelização com os jovens, mas que terá continuidade após a JMJ.

       

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo