“Reunidos nestes dias, vocês, jovens comunicadores, irão buscar o que significa comunicação e evangelização. É muito importante destacar que comunicação significa viver plenamente esta presença de Jesus no meio dos outros”, destacou.
Dom Claudio ressaltou que o comunicador deve comunicar este Jesus mediante uma experiência que dá razão e sentido a sua vida. “Ele [Jesus] é minha vida, ele é minha esperança. Eu posso comunicar somente se estou enamorado dele. Nós não anunciamos um produto comercial. Não anunciamos uma filosofia. Anunciamos a uma pessoa que vive no meio de nós, uma pessoa que reina em nosso coração”, acrescentou Dom Celli.
Para o bispo, pelas novas tecnologias é possível receber muitas mensagens e informações, mas indagou se todos têm a consciência de que só Jesus tem a palavra que reina nos corações humanos. “Eu desejo que descubram sempre mais que a raiz da comunicação é essa amizade, amor e entrega a Jesus”.
Oportunidade da JMJ
Dom Claudio salientou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, será uma grande oportunidade de perceber a comunicação como experiência de comunhão com Deus e com os outros.
Ao lembrar a mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, 20, dom Celli destacou o trecho em que o Santo Padre fala sobre a Palavra e o silêncio. “Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”, diz a mensagem do Papa.
Leitura orante da Bíblia
O 2º dia do Seminário de Jovens Comunicadores começou com um momento de leitura orante da Bíblia, conduzido pela irmã Rosana Pulga, religiosa Paulina. Os jovens meditaram sobre o trecho do evangelho de São João, capitulo 4, versículos de 1 a 30, no qual é relatado o encontro de Jesus com a samaritana na beira de um poço.
Abertura do seminário
Cerca de duzentos jovens participaram da abertura do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores nesta sexta-feira, 18, em Brasília. Com o tema “Jovens Católicos: Comunicação que transforma vidas”, o evento é promovido pelas comissões para a Comunicação e para a Juventude, da CNBB.
O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, disse que Deus deu a cada um de nós uma grande vocação, ao fazer de todos nós comunicadores de sua mensagem. “Nós não comunicamos apenas dados, nós comunicamos vida, aquilo que nós somos, a verdade da nossa vida. E quando assim o é, deixamos que as pessoas participem da nossa vida”.
O presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa, disse que os jovens são protagonistas do processo comunicativo no mundo atual e recordou que a preocupação com a comunicação é antiga na Igreja. Já o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, que também participou da abertura das atividades, afirmou que a Igreja quer entender os projetos do jovem, seus pensamentos, as novas maneiras de se relacionarem, e conclamou os presentes a ajudarem todos a conhecer, compreender e viver o projeto de Deus, de vida plena para todos. “O mundo depende da ousadia e da responsabilidade do jovem”, disse.
Leia mais
.: Igreja antenada e conectada é novo nome para cristãos, diz padre